O ministro do STF Luís Roberto Barroso é o relator da ADPF 622, que trata do decreto sobre o Conanda| Foto: Divulgação/TSE
Ouça este conteúdo

O ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 622, apresentou seu voto no julgamento sobre a constitucionalidade do decreto do presidente Jair Bolsonaro que provocou mudanças no Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda). Os demais membros da Corte devem apresentar seus votos até sexta-feira (26).

CARREGANDO :)

Com o decreto do Executivo 10.003 de 2019, sobre o Conanda, o número de conselheiros seria reduzido de 28 para 18 o número de integrantes; alguns conselheiros que cumpriam mandatos foram dispensados; e a escolha das vagas destinadas a representantes de organizações não-governamentais deixaria de ser por eleição e passaria a ser por processo seletivo. A justificativa do governo é que o Conanda, a exemplo de outros conselhos, tem uma estrutura com muito poder nas mãos de poucas pessoas que não foram escolhidas pela população e que interferem fortemente nas decisões tomadas por autoridades legalmente instituídas nas eleições.

Barroso já havia suspendido o decreto, em caráter liminar, e agora em seu voto no julgamento virtual, iniciado em 19 de fevereiro, manteve o entendimento de que, para ele, alguns artigos da decisão do Executivo são inconstitucionais. Assim, o ministro votou pelo restabelecimento dos antigos conselheiros até o final dos mandatos, para que a eleição dos representantes das entidades da sociedade civil ocorra em assembleia específica, disciplinada pelo Regimento Interno do Conanda; que ocorra a realização de reuniões mensais pelo órgão; e ainda para que o custeio do deslocamento dos conselheiros que não residem no Distrito Federal; para que a eleição do Presidente do Conanda seja feita por seus pares. “É inconstitucional norma que, a pretexto de regulamentar, dificulta a participação da sociedade civil em conselhos deliberativos”, defendeu o ministro.

Publicidade

O relator da ADPF 622, porém, afirmou que o número de conselheiros poderá ser reduzido a partir do próximo mandato e de forma paritária, entre os membros do governo e provenientes da sociedade civil.

Conceito de “constitucionalismo abusivo” em voto sobre o Conanda

Em seu voto, Barroso citou conceitos como “constitucionalismo abusivo”, “legalismo autocrático” e “democracia iliberal”. O conceito de constitucionalismo abusivo, referenciado a David Landau, diz respeito ao uso de instrumentos constitucionais, previstos em regimes democráticos, para enfraquecer aquela mesma democracia.

Em outro trecho, sem citar nomes ou fazer referências diretas, o ministro critica o que considera ser tentativa de enfraquecer os demais poderes e modificar o ordenamento jurídico para permanecer no poder. Barroso salienta ainda a existência de líderes eleitos pelo voto popular que rejeitam discursos que protegem minorias.

“Todos esses conceitos aludem a experiências estrangeiras que têm em comum a atuação de líderes carismáticos, eleitos pelo voto popular, que, uma vez no poder, modificam o ordenamento jurídico, com o propósito de assegurar a sua permanência no poder. O modo de atuar de tais líderes abrange: (i) a tentativa de esvaziamento ou enfraquecimento dos demais Poderes, sempre que não compactuem com seus propósitos, com ataques ao Congresso Nacional e às cortes; (ii) o desmonte ou a captura de órgãos ou instituições de controle, como conselhos, agências reguladoras, instituições de combate à corrupção, Ministério Público etc; (iii) o ataque a organizações da sociedade civil, que atuem em prol da defesa de direitos no espaço público; (iv) a rejeição a discursos protetivos de direitos fundamentais, sobretudo no que respeita a grupos minoritários e vulneráveis – como negros, mulheres, população LGBTI e indígenas; (v) o ataque à imprensa, quando leva ao público informações incômodas para o governo”.

Conselhos ideológicos

Os argumentos do ministro, por sua vez, desconsideram a existência de conselhos e comissões federais com forte carga ideológica, configurados de tal forma a não permitir a entrada de representantes da sociedade civil com ideias diferentes. Reportagem publicada pela Gazeta do Povo, mostrou as dificuldades enfrentadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para reverter o viés ideológico esquerdista de conselhos com relação às políticas para direitos humanos.

Publicidade

Um dos exemplos mais claros disso ocorreu por causa da polêmica resolução do Conanda que autorizou visitas íntimas a menores infratores em unidades socioeducativas e permitiu que casais formados entre adolescentes nessas unidades possam permanecer “no mesmo alojamento, sendo levado em conta o direito ao exercício da sexualidade, da afetividade e da convivência”.

“Nós lamentamos a decisão profundamente. Esclarecemos para a sociedade que o Conanda é um órgão colegiado, composto por 28 membros titulares e 28 suplentes, e que metade é de organizações da sociedade civil e metade de órgãos do governo. Nós, como Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos posicionamos contrariamente, assim como todos os representantes governamentais do Conanda, a esta resolução, por entendermos que ela contraria os interesses das crianças e adolescentes, que ela não protege as crianças e adolescentes – pelo contrário, expõe os mais vulneráveis a riscos dentro das unidades socioeducativas –, por entendermos que ela contraria o direito das famílias, também, de proteger as suas crianças e adolescentes que estão no sistema socioeducativo e porque ela está totalmente fora das prioridades do sistema socioeducativo no Brasil”, afirmou o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH, Maurício Cunha, em entrevista à Gazeta do Povo no mês passado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]