i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Manifestações

CNBB divulga nota sobre visita íntima para menor infrator; deputado quer revogar medida

  • PorGazeta do Povo
  • Brasília
  • 22/12/2020 16:22
CNBB votou a favor de resolução sobre visitas íntimas para menores
CNBB votou a favor de resolução sobre visitas íntimas para menores| Foto: Divulgação / CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota, nesta terça-feira (22), sobre a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que, dentre outras medidas, autoriza visitas íntimas a menores infratores (a partir dos 12 anos de idade) em unidades socioeducativas. A CNBB foi uma das 14 entidades que votou favorável a ela, bem como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Leia abaixo sobre o projeto de lei para revogar a resolução sobre a visita íntima

De acordo com a nota da CNBB, a resolução teria sido alvo de críticas distorcidas, já que “refere-se claramente ao art. 68 da Lei do SINASE, onde se prevê que visitas íntimas aconteçam apenas para quem esteja casado ou viva uma união estável .Nos termos do Art. 1517 do Código Civil, só podem se casar pessoas com 16 anos ou mais, exigindo-se para isso a autorização dos pais. Segundo o Art.217-A do Código Penal,atividade sexual com menor de 14 anos é considerada estupro de vulnerável e, portanto, crime”.

Mas, como a Gazeta do Povo já registrou anteriormente, a resolução, que teria como objetivo “estabelecer diretrizes e parâmetros de atendimento para as questões de gênero no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e para a garantia de direitos de adolescentes privadas de liberdade”, traz em seu artigo nº 41:

“Deverá ser garantido o direito à visita íntima para as adolescentes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade e expressão de gênero, nos termos do artigo 68, da Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012”.

Já no artigo 23, o ato normativo determina que “No caso de formação de casais entre as adolescentes, dever-se-á permitir que permaneçam no mesmo alojamento, sendo levado em conta o direito ao exercício da sexualidade, da afetividade e da convivência”.

São considerados adolescentes meninos e meninas entre 12 e 17 dezessete anos, bem como excepcionalmente entre 18 e 21 anos (conforme o art. 2º da Lei nº 8.069, de 1990). Na prática, portanto, isso permite que um adulto de 21 anos possa dividir um alojamento com um adolescente de 12 anos, havendo ainda a possibilidade de coerção por parte dos mais velhos, o que pode ser considerado estupro de vulnerável.

Sobre a resolução, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) se posicionou de forma contrária ao conteúdo e afirmou que não foram consultadas as possíveis consequências negativas ao bem-estar de todos os atingidos direta e indiretamente pelo alcance da norma resolutiva.

“Ora, como exemplo das consequências desse ato está o fato de não haver controle sobre a veracidade da declaração na ‘formação de casais entre as adolescentes’, o que pode expor outras socioeducandas a situações de insegurança, desrespeito e gravíssimas violações de direitos humanos. Como seria, exemplificativamente, no caso de uma adolescente/jovem de 18 anos de idade que declarasse, através da coerção ou intimidação, formar casal com outra adolescente de 12 ou 13 anos de idade sem sê-la, de forma a fraudar o processo e influir na decisão dos gestores socioeducativos, e, destarte, ganhar acesso ao alojamento, onde a adolescente/jovem poderia ter planejado cometer atos de desrespeito e abuso aos demais socioeducandos. (...) Com relação à faixa etária dos adolescentes/jovens atendidos pelas unidades socioeducativas voltadas à restrição e privação de liberdade, o SINASE é composto por uma ampla faixa etária que, muito embora tenha a preponderância de adolescentes/jovens entre 16 e 18 anos, é composto, também, por menores de 14 anos, idade em que a presunção de violência caracterizadora do estupro de vulnerável tem caráter absoluto, visto não se tratar de presunção de culpabilidade do agente, mas de afirmação da incapacidade absoluta do menor de até 14 anos para consentir na prática sexual”, cita a nota.

Confira a nota da CNBB na íntegra

Resolução do Conanda

Projeto de lei para revogar resolução sobre visita íntima

A fim de tornar sem efeito o artigo 41 da resolução sobre a visita íntima, o deputado Diego Garcia (Podemos-PR) apresentou, também nesta terça-feira (22), um projeto de lei. O intuito, segundo o parlamentar, é "assegurar o melhor interesse para os adolescentes, principalmente as meninas, em situação de vulnerabilidade, que se encontram em unidades socioeducativas".

"Estabelecer o direito à ‘visita íntima’ desvirtua o papel ressocializador e educativo do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)", diz o PL. E, ainda: "a restrição às ‘visitas íntimas’ com finalidade sexual, não se configura afronta aos direitos humanos dos internos".

Segundo a ministra Damares Alves, em entrevista à Gazeta do Povo, os defensores da proposta afirmam que "a falta de sexo, o impedimento, é uma tortura a esses meninos".

Ainda de acordo com o autor da proposta, "a ‘visita íntima’ não está normatizada no ordenamento jurídico (lei de execução penal – Lei nº 7.210/1984) para os presos do sistema prisional comum, de modo que a lei do SINASE inovou irresponsavelmente, ao prever tal direito a adolescentes em cumprimento de medida de internação (que são os que cometeram crimes mais graves)". Outro perigo seria o favorecimento da gravidez de adolescentes "sob a chancela do Estado e pago com dinheiro público".

Leia a íntegra do projeto de lei apresentado à Câmara:

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • B

    BANESTADO

    ± 0 minutos

    Como É SRS BISPOS DA CNBB? Nada a DECLAR SOBRE A VERGONHA DA APROVAÇÃO DO ABORTO NA ARGENTINA, ATÉ 14ª SEMANA (3.5MES)? uma vergonha? E VOCÊS (Bispos SEM VERGONHAS) NADA? IGUALZINHO O CHEFE DE VOCÊS O TAL Para (FRANCISCO); Alhias DEVERIAM CASSAR ESSE NOME DESSE PAPA> pois de Francisco NÃO HERDOU NADA); O Catolicismo NO MUNDO DEVERIA FAZER UMA MARCHA SOBRE O VATICANO, PARA QUE PAPA RENUNCIE, O QUANTO ANTES, E LIMPEM CENTENAS DE BISPOS EM TODOS OS PAISES, QUE ESTÃO DEGRADANDO COM O CATOLISCISMO; Não foi ESSE O SERMÃO DA MONTANHA QUE DEUS DEUS MOISES, ESTÃO DETURPANDO TUDO, INFELIZMENTE NOSSA IGREJA CATÓLICA DE SÃO PEDRO, ESTÁ CONTAMINADA, CORRUPTA. Hah, Saudades DE JOÃO PAULO:

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Falcon

      ± 5 horas

      CNBB, quem diria hein? Vcs tem **** na cabeça, só pode!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • T

        Teodoro Jacob Winkler

        ± 8 horas

        Esses crápulas, pedófilos da CNBB querem visita íntima para adolescentes presos para ir livremente às prisões fazer sexo com essas crianças indefesas sem serem molestados. Não adiantarão mil comunicados, nada justifica e nada explica. O mundo inteiro sabe disso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          ANDRE FABIO DE SOUZA

          29/12/2020 17:37:04

          A CNBB virou o sindicato comunista da Igreja Católica. Sou católico praticante, e a CNBB não representa a Igreja. Deixei de participar das campanhas promovidas pela CNBB ( da fraternidade, dos missionários... ). Continuo firme na minha igreja e não me deixo influenciar pelos padres, bispos e demais religiosos corruptos e defensores da corrupção, do aborto, do comunismo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Josmar José dos Santos Júnior

            23/12/2020 14:28:11

            ...depois se dizem impressionados com a queda do número de católicos no Brasil e a expansão dos movimentos evangélicos

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              Bernardo Andrade

              23/12/2020 14:26:04

              CNBB é um câncer na Igreja. De mãos dadas com CUT e OAB como bom capacho da ideologia que lhe é mais cara do que a vida espiritual e salvação dos fiéis.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                23/12/2020 14:21:19

                então, ainda vamos ter que financiar a criação dos filhinhos dessa turma

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  CLAUDIA FREIRE

                  23/12/2020 13:55:04

                  Visita intima, na intimamente opinião, já é um absurdo para adultos, para menores, então, é sem pé nem cabeça. Tenho filhos adolescentes e não espero que tenham qq relação intima nessa idade. Pq isso deveria acontecer nas cadeias e afins???

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    SANDRA HELIA LAUBE

                    23/12/2020 13:29:38

                    certamente coisas mais importantes para a formação dos adolescentes privados de liberdade estão deficitárias, cursos, escola, saúde, qualidade do espaço para visitas dos familiares, pasmem, tem gene preocupado com a visita intima de adolescentes e adultos ... antes que pensem se vale apena cometer crimes...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Afonso Celso Frega Beraldi

                      23/12/2020 13:26:07

                      Antro de bocais comunistas. Pensam que aquilo eh "seminario"?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Y

                        Yuri

                        23/12/2020 13:14:40

                        Mais uma vez a CNBB, antro de comunistas, distorce a realidade para justificar o injustificável. Fora bispos comunistas!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          elisangela alves laranjeira

                          23/12/2020 7:50:47

                          Mais uma vez a desinformação propalada pela Gazeta gera desconfortos, posições odiosas e julgamentos ofensivos à instituições respeitáveis. Até eu, que possuo razoável senso crítico, comecei a duvidar da CNBB e da OAB. Isso, graças a dona Gazeta. Em suas abordagens anteriores, não informou que esses pareceres destinavam-se exclusivamente a pessoas com mais de 16 anos, casadas ou com união estável! Entendemos que, num país das malandragens, pode ocorrer dissimulação da lei. Nesse caso, deveríamos focar o nosso rancor aos Cartórios fraudulentos do país, e não a CNBB e a OAB. Depois de me apropriar dos detalhes do parecer, também apoio a decisão e apoio os critérios definidos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • A

                            Adami

                            28/12/2020 4:25:56

                            Acho que você não leu a notícia até o final e continua entendendo a situação razoavelmente mal. Releia até o fim, por favor.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Ernani

                            23/12/2020 15:54:56

                            Ah, duvidar da OAB e da CNBB? Nossa, são instituições sérias, sem ideologia, verdadeiros puritanos... Exclua-se a OAB-PR, esta que é séria e defende os princípios da família.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Afonso Celso Frega Beraldi

                            23/12/2020 13:27:02

                            Muda algo com a "explicação" da odiosa CNBB? Sao comunistas

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • N

                            Nm

                            23/12/2020 11:57:53

                            mesmo assim acho que visita íntima para presos deve ser eliminada. Junto com o parceiro entam drogas, dinheirom celulares, ordens do trafico de drogas etc. Quem mandou o priso cometer crime!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Pahepi

                          23/12/2020 4:45:16

                          Minha orientação religiosa, desde o berço, foi a católica, há alguns anos vinha me questionando por algumas posições da igreja Católica e deixei o catolicismo, desacreditei de todas as religiões, mas respeito a fé todos, hoje creio somente em Deus. A cada dia que passa, uma ou outra religião tem sua imagem abalada por atos que denigrem o que pregam. Nada mais me espanta na igreja Católica depois deste papado.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Carlos Eduardo

                            23/12/2020 4:17:02

                            Quando um monte de líderes religiosos que se dizem cristãos aprovam uma resolução que consiste no pecado de fornicação e justificam o pecado mostra que como igreja deixa de ser igreja em prol do progressismo. Fico curioso para saber como fica o católico nessa situação. A igreja que tem dogma de infalibilidade, colocando suas orientações no mesmo patamar que as Sagradas Escrituras, joga a Bíblia no lixo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo H.

                              23/12/2020 2:28:33

                              A CNBB não é católica. É uma farsa socialista.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

                                23/12/2020 2:14:04

                                Existe uma Igreja Católica missionária e verdadeira, e existe uma sub igreja, falsa e demoníaca que deturpa o verdadeiro Evangelho de Cristo!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Silvana Picoreli Delicoli

                                  23/12/2020 1:10:06

                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    Saulo de Tarso

                                    22/12/2020 23:00:39

                                    A igreja católica, como mostram inúmeras investigações ao redor do Mundo, sempre deu cobertura aos predadores pedófilos. A CNBB parece estar apenas perpetrando o mesmo tipo de atitude. Difícil para os padres e bispos católicos mudarem velhos hábitos, somados a visão "socialista libertina" que gostariam para o Brasil.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • B

                                      Bruno Santos Teles

                                      23/12/2020 13:32:29

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • D

                                        DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

                                        23/12/2020 2:17:42

                                        Encontra-se um Jornalista preso ilegalmente (Oswaldo Eustáquio), que corre o risco de ficar paralítico.....há pessoas presas injustamente neste país, vítimas de inquéritos fajutos, de promotores irresponsáveis e de juízes desleixados, sim, há.....e eu e você pode ser vítima disso.....

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Antonio Carlos Hoff

                                      22/12/2020 22:26:49

                                      Nota da CNBB não passa , como se diz na giria, explicação para boi dormir. Lamentavelmente estão ha muito tempo desvirtuando. Este tal de amontoado de entidades desconhecidas e nada representativas pisaram na bola.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Anderson Silvestre Da Luz

                                        22/12/2020 21:56:21

                                        Eu sou católico e fico decepcionado com essa tal de CNBB.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pzig

                                          22/12/2020 21:55:45

                                          É só direito, direito, direito.................

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Salo

                                            22/12/2020 21:35:21

                                            Não existe justificativa para esta resolução de incentivo para transformar os locais de recuperação de menores em moteis.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSIL

                                              22/12/2020 21:21:58

                                              As CNBBs do mundo estão cansados de saber sobre sexo em seus conventos, seminários, mosteiros, palácios, templos, etc, até, infelizmente, com crianças, por que não achar natural a fornicação em dependências carcerárias ou penais, entre adolescentes? Segue o bonde.....

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Fernando

                                                22/12/2020 21:16:11

                                                D.Walmor é uma vergonha para a igreja. Mas o que dizer de uma instituição que tem Jorge Bergoglio como Papa. Esse sim, me decepcionou em todos os sentidos. Saudades de João Paulo II.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • Y

                                                  Yuri

                                                  23/12/2020 13:16:04

                                                  O papa é Bento XVI

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                ProfGeraldinho

                                                22/12/2020 21:14:29

                                                A cnbb assim como muitas escolas e universidades ditas católicas estão cada vez mais sob a batuta gramscita. A cnbb em particular é na prática administrada pelos assessores. Quando tiverem tempo e estômago vejam quem são os assessores "pastorais" dos bispos...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Ricardo

                                                  22/12/2020 21:11:42

                                                  Essa cnbb (em minúsculo MESMO) É UMA VERGONHA!!!!! Faz tempo que é doutrinado pelos esquerdalhas (esquerda canalha).

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MauricioFM

                                                    22/12/2020 21:11:30

                                                    CNBB vergonha para os católicos

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      Giba12

                                                      23/12/2020 0:16:53

                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        Stanislau Surek

                                                        22/12/2020 20:56:04

                                                        Quando vejo PT querendo garantir esse direito à MENORES INFRATORES, sou obrigado a pensar em votar no BOZO de novo, coisa que não quero. Nem adulto deveria ter direito à visita íntima. Presídio não é motel!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • S

                                                          Stanislau Surek

                                                          22/12/2020 20:57:48

                                                          CNBB, CUT, OAB e instituições que protegem bandido.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        Eden Lopes Feldman

                                                        22/12/2020 20:49:11

                                                        Fico perplexo com a postura desta instituições e associações que apoiam este projeto. Principalmente a CNBB. Realmente o progressismo ideológico está penetrando em várias instituições que antes respeitávamos. Por que acreditávamos que defendiam a moral e os bons costumes.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Moacir Schmidt

                                                          22/12/2020 19:44:49

                                                          CNBB...quem te viu e quem te vê

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          Fim dos comentários.