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A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou na noite desta terça-feira resolução que determina a adoção de uma série de medidas emergenciais pela Infraero para reduzir os atrasos de vôos e tumultos com passageiros no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Entre elas, a empresa terá que contratar mais funcionários para atuar nos fingers (pontes de embarques) e nas máquinas de raio-X.

De acordo com a resolução da Infraero, cada finger terá que manter um funcionário durante todo o horário de funcionamento do aeroporto. O número de funcionários que faz a inspeção da bagagem de mão e pertences pessoais também terá que ser aumentado. A Infraero deverá manter mais funcionários no saguão de embarque, especialmente aqueles que operam as máquinas de raio-X. Uma avaliação também deverá apontar se o número de máquinas de raio-X é suficiente no aeroporto levando-se em conta o número de passageiros que circula por ali diariamente. Congonhas recebe cerca de 50 mil pessoas por dia.

Conforme a determinação da Anac, o número de ônibus utilizados para embarque e desembarque de passageiros (dos portões até as aeronaves e vice-versa) também terá que ser aumentado para agilizar as operações. No mínimo, deverão estar à disposição dos passageiros seis ônibus. As áreas para check-in de cada companhia também terão que ser redistribuídas, levando-se em conta os horários dos vôos. Isso, na avaliação da Anac, deverá agilizar o embarque.

A Agência de Aviação já havia determinado a redução do número de vôos por hora de 48 para 38 também com o objetivo de agilizar as operações no aeroporto. Como resultado, 134 vôos sofreram alterações de horário sem a necessidade de se modificar a estrutura da malha aérea. A TAM teve 34 vôos com horário modificado; a GOL, 31; a BRA, 20; a Oceanair, 14; a VRG (antiga Varig), 28 e a Pantanal, 7.

Susto no Tom Jobim

Um Boeing 747-400 da companhia aérea inglesa British Airways interditou a pista 15 do Aeroporto Internacional Tom Jobim na manhã desta quarta-feira. A aeronave estava pousando quando o piloto viu um alerta de incêndio no painel. Bombeiros foram chamados e os passageiros retirados para a ala de desembarque.

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