• Carregando...

Os deputados estaduais aprovaram em primeira discussão a proposta de reajuste salarial dos servidores públicos do Paraná, na tarde desta terça-feira (21). O texto foi aprovado tal como foi apresentado pelo Executivo, com previsão de aumento de 6,49% a ser concedido em duas parcelas. Nenhuma emenda foi apresentada em primeiro turno, porque nesse tipo de votação não cabe a apresentação desse recurso.

Por volta das 17 horas, a sessão ordinária ainda não havia sido encerrada, mas logo após está previsto que uma plenária extraordinária seja convocada para a apreciação, em segunda discussão, da proposta de reajuste. Nesse debate, os deputados da bancada do Partidos dos Trabalhadores (PT) pretendem apresentar cinco emendas que preveem uma série de ajustes na proposta do governo estadual. Durante a tarde, esses parlamentares fizeram um abaixo-assinado para tentar conseguir votos a favor das emendas.

A primeira desses incrementos ao Projeto de Lei consiste em tentar forçar que o reajuste seja pago em uma única parcela; a segunda incorpora aumento de 1% ao reajuste de 6,49% correspondente às perdas com a Paraná Previdência; outra prevê paridade entre todos os aposentados no tocante ao aumento; há também uma emenda que propõe reajuste real de 6,11% ao funcionalismo; e a última que estabelece reajuste de 13,6%.

Protestos

Durante a tarde, servidores continuaram acampados em frente ao Palácio do Iguaçu, em Curitiba. Eles estão em vigília na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, desde a noite desta segunda-feira (20). Cerca de 70 servidores acamparam no local e armaram barracas com faixas contendo palavras de ordem.

Na manhã desta terça-feira (21), em uma reunião de aproximadamente duas horas, representantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná discutiram a questão com o governador em exercício, Flávio Arns (PSDB). Ele afirmou que não iria retirar o projeto enviado à Alep – que propõe reajuste de 6,49% pago em duas parcelas -, mas se comprometeu a conversar com o governador Beto Richa sobre o tema.

Manifestações anteriores

A categoria já havia se reunido no local, em 7 de maio, mas o ato terminou sem acordo com o Executivo. Em 13 de maio, o governo do Paraná anunciou o reajuste de 6,49% ao salário dos servidores públicos do estado. Desde então diversos atos e manifestações foram promovidos pelos servidores do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]