• Carregando...

Centenas de cientistas dos Estados Unidos assinaram um abaixo-assinado contra a recente decisão internacional de retirar de Plutão o status de planeta.

O protesto mostra que o debate sobre a definição dos planetas deve prosseguir. O pivô da polêmica é o pequeno corpo gelado nos confins do Sistema Solar, que era considerado o nono planeta até a votação da semana passada na reunião da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).

O organizador do abaixo-assinado, Alan Stern, disse que a decisão foi política, não científica.

- A IAU pode dizer que o céu é verde o dia inteiro, e isso não faz com que seja assim - disse Stern, cientista do Instituto de Pesquisas do Sudoeste, em Boulder (Colorado). - A IAU criou uma definição que é tecnicamente falha, lingüisticamente falha e cientificamente constrangedora - criticou.

Os 300 astrônomos e cientistas que assinaram o abaixo-assinado disseram que não vão adotar a definição da IAU. Os dissidentes estão organizando uma conferência no ano que vem para criar uma definição melhor, segundo Stern.

Plutão era considerado o nono planeta desde 1930, mas a descoberta, em 2003, de um corpo maior, apelidado de "Xena", provocou uma redefinição.

Após rejeitar uma proposta de considerar "Xena" e dois outros corpos como planetas, a IAU decidiu rebaixar Plutão e criar pela primeira vez uma definição sobre o que é um planeta.

Segundo tal definição, trata-se de um corpo que orbite o Sol, cuja massa lhe dê o aspecto esférico graças à própria gravidade e que seja dominante em sua trajetória.

Para Stern, essa definição exclui até mesmo a Terra e outros planetas, cujas órbitas estão repletas de asteróides.

Outros cientistas que não assinaram a petição também criticaram a decisão da IAU.

- Eu gostaria que filósofos, autores e políticos levassem isso em conta antes de começar a rescrever os livros escolares - disse Mark Bulloch, também do Instituto de Pesquisas do Sudoeste.

Um cientista envolvido na redação da proposta da IAU disse que o surgimento de outros pontos de vista era inevitável.

- Há muitas definições viáveis para a palavra 'planeta' - disse o cientista Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]