• Carregando...

O co-piloto do Learjet 35A que caiu sobre casas em São Paulo, na tarde de domingo (4), se formou Piloto Comercial pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Alberto Soares Júnior, de 25 anos, freqüentou a instituição de 2001 a 2003. Somente Soares Júnior e o piloto Paulo Roberto Montezuma Firmino, 39, estavam na aeronave. Os dois e mais seis pessoas que estavam em uma das casas atingidas morreram no local. O corpo de Soares está sendo velado no Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba, e seria sepultado às 15h.

O co-piloto trabalhava para a Reali Táxi Aéreo, empresa dona do avião. Seu corpo foi identificado por meio de impressões digitais.

Tuiuti

José Dimas Novais Patriota, coordenador do curso de Piloto Comercial da Tuiuti e professor de Meteorologia, confirmou nesta segunda-feira (5) a passagem de Soares pela instituição. Ele explicou que o curso -- atualmente com duração de dois anos -- é dividido entre a formação acadêmica (oferecida pela Tuiuti) e a prática (de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac).

Além de permanecer na universidade por quatro semestres, o aluno deve fazer 150 horas de vôo para obter da Anac a licença que o torna habilitado para trabalhar comercialmente como piloto. A partir deste momento, o profissional está pronto para trabalhar em empresas com aviões de pequeno porte, normalmente as que prestam serviço de táxi aéreo. Segundo Novais, Alberto Soares Júnior obteve a licença da Anac este ano, depois de ter concluído a formação acadêmica em 2003.

Outras vítimas

Seis das oito vítimas fatais pertencem à mesma família. Os outros dois mortos são o piloto da aeronave e o co-piloto Soares Júnior. Veja a lista das ooutras vítimas:

- Paulo Roberto Montezuma Firmino, 39 anos O piloto era de São José dos Campos, interior de São Paulo, e trabalhava para a Reali Táxi Aéreo. O porteiro do edifício de São José dos Campos onde o piloto morava o descreveu como uma pessoa "extrovertida e brincalhona".

- Lina Oliveira Fernandes, 75 Estava com sua família (filho, nora, netas e bisneto) na casa que foi completamente destruída pelo avião. É a vítima mais velha desse acidente.

- Aires Fernandes, 54Filho de Lina, estava na casa que ficou completamente destruída. Também morreram sua mulher, Rosa, sua filha, Ana Maria, e seu neto, Luan. Sua outra filha, Cláudia, estava na casa, mas sobreviveu ao acidente.

- Rosa Lima, 54Mulher de Aires, Rosa também estava na casa atingida pelo avião. Ela tinha duas filhas com Aires: Ana Maria e Cláudia. A segunda, de 16 anos, sobreviveu.

- Ana Maria Lima Fernandes, 21Filha de Rosa e Aires, ela estava na casa com o companheiro, Lucas, e com o filho, Luan. Seu corpo foi identificado pelas impressões digitais.

- Lucas de Souza Soh Júnior, 20Companheiro de Ana Maria, Lucas estava na casa da família dela com o filho, Luan. Seu corpo foi identificado pelo irmão, através de fotografia apresentada pelos peritos.

- Luan Vitor de Lima, 9 mesesFilho de Ana Maria e Lucas, é a vítima mais jovem do acidente deste domingo. Feridos

Duas meninas ficaram feridas: a estudante Laís Gonçalves da Silva Mello, de 11 anos, que sofreu ferimentos na cabeça, e Cláudia de Lima Fernandes, de 16 anos, internada com queimaduras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]