Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Celso Nascimento

O Lactec tem futuro?

Coisas simples, mas tão criativas e úteis quanto o "girassol eletrônico", equipamento capaz de acompanhar o sol para captar energia e fornecer luz para pequenos ambientes, são apenas um exemplo do que é capaz de fazer o cinquentenário Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, uma Oscip que tem como associados a Copel, a Universidade Federal do Paraná e instituições privadas, dentre as quais a Associação Comercial e o Instituto de Engenharia do Paraná.

Claro que há projetos muito mais importantes do que o "girassol" e que envolvem complexos sistemas voltados, principalmente, para a área de produção e transmissão de energia. E não só do Paraná, mas de todo o país. Não são poucos seus inventos patenteados. Com uma vantagem: o Lactec não depende de recursos públicos; sobrevive da venda de serviços – embora a diretoria seja presidida por indicados do governo estadual, via de regra pela Copel.

Pois bem: há funcionários do Lactec que temem pelo futuro da instituição e do emprego de seus 420 servidores, grande parte dos quais mestres e doutores com um acervo de conhecimento raro em outras paragens. Os insatisfeitos apontam o dedo para a suposta má administração do Lactec desde que assumiu sua presidência, em 2011, o engenheiro e ex-vereador Omar Sabbag Filho (PSDB). As receitas teriam caído, as despesas aumentado e os projetos diminuído. O resultado foi que, depois de muitos anos, o Lactec apresentou prejuízo de R$ 3,8 milhões no ano passado após um longo ciclo de lucros. Nem mesmo a Copel, principal mantenedora do Lactec, estaria se utilizando da instituição para atender às próprias necessidades.

A direção do Lactec reconhece o prejuízo do ano passado, mas se justifica: teve de gastar em 2013 mais de R$ 2 milhões em indenizações trabalhistas que se originaram em 2004. E atribui a redução das atividades ao crítico contexto nacional na área energética. Mudanças na legislação refrearam a capacidade de investimentos das empresas em pesquisa e desenvolvimento, das quais a Copel também não teria escapado, explica a assessoria do Lactec.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.