• Carregando...

Um dos convidados especiais do 2.º Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas – Criança 2005, aberto ontem em Curitiba, o médico Eurípides Ferreira, diretor do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ministrou a palestra "A história e a evolução da oncologia pediátrica no Brasil".

Hoje, revelou, cerca de 70% dos casos de câncer em crianças são curados em hospitais como o Pequeno Príncipe, da capital paranaense. "Esta é uma grande vitória, já que até o final dos anos 40 não havia formas de tratar adequadamente crianças com câncer, principalmente a leucemia. Não se tinha muito que fazer, o tratamento era basicamente feito através de corticóides", explicou.

Com os avanços da medicina, explica o médico, novos tratamentos para a doença foram pesquisados, desenvolvidos e concretizados. Já no final dos anos 60, praticamente 50% dos casos de leucemia infantil eram curados.

De acordo com Eurípides Ferreira, o Brasil acompanhou o desenvolvimento dos tratamentos pediátricos. "Sempre tivemos centros especializados, como o hospital César Perneta, buscando estes avanços", conta o doutor.

O palestrante afirmou ainda que esta evolução da medicina oncológica pediátrica no país se deve muito ao trabalho de médicos como os doutores Alois Bianchi e Eduardo Nascimento, e da própria coordenadora da palestra e médica do Hospital Pequeno Príncipe, Flora Mitie Watanabe.

Debates

O 2.º Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas oferece dois debates abertos ao público. O módulo Comunidade trata de temas sociais ligados à saúde, como orientação sexual e prevenção da gravidez na adolescência, violência e abuso sexual contra crianças, entre outros. As questões interessam a pais, professores, conselhos tutelares e da criança e do adolescente. Já o módulo Humanização aborda assuntos como garantia de direitos de pacientes e familiares e a excelência da atenção médico hospitalar.

Serviço: A programação completa das palestras do congresso está no site www.crianca2005.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]