• Carregando...
Confira os números da pesquisa |
Confira os números da pesquisa| Foto:

Em pelo menos seis das principais capitais brasileiras deverá haver segundo turno neste ano. É isso o que apontam as pesquisas do Datafolha divulgadas ontem. Os levantamentos do instituto mostram que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Recife não devem definir seus prefeitos já na primeira votação (veja números ao lado).

Além de apontar para um possível segundo turno nessas seis grandes capitais, a pesquisa da Datafolha de ontem também trouxe algumas surpresas e mostrou a definição de alguns cenários. Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) subiu três pontos porcentuais e abriu uma vantagem de 8 pontos sobre o tucano Geraldo Alckmin. Com isso, o prefeito atingiu 27% das intenções de voto e ficou mais perto de Marta Suplicy (PT), a líder nas pesquisas, que caiu dois pontos porcentuais e está com 35%. Alckmin (PSDB) perdeu um ponto e ficou com 19% das intenções de voto.

Kassab atribuiu o resultado positivo à boa avaliação de sua gestão na prefeitura. "Eu já havia dito que à medida que a campanha fosse avançando, as pessoas que avaliaram bem a gestão teriam uma tendência a votar nessa candidatura", disse o democrata. De acordo com a pesquisa, a aprovação ao governo de Kassab subiu um ponto e atingiu 49% – porcentual que considera sua gestão boa ou ótima.

Geraldo Alckmin afirmou que vai manter o bom humor e reforçar as campanhas nas ruas para chegar ao segundo turno das eleições. "Permanente bom humor é uma das maiores provas de inteligência, modéstia à parte, vamos continuar bem humorados'', disse o tucano.

Rio

Na capital carioca, a novidade na pesquisa foi o crescimento de Fernando Gabeira (PV). O candidato, que subiu dois pontos porcentuais em relação à última sondagem, atingiu 17% das intenções de votos. Com a margem de erro de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, ele está tecnicamente empatado com Marcelo Crivella (PRB), que apareceu na pesquisa com 19%. Quem lidera a pesquisa é o candidato Eduardo Paes (PMDB). O peemedebista aparece com 29% das intenções de voto. " (Fico feliz que (as pesquisas) me coloquem em primeiro lugar, independente do instituto que seja", disse.

Gabeira avaliou que "o resultado do Datafolha indica tudo aquilo que as ruas diziam e o que nós estávamos prevendo." "A disputa para ir ao segundo turno será voto a voto", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]