• Carregando...
Evangevaldo Santos, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) | Marcelo Camargo/Folhapress
Evangevaldo Santos, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)| Foto: Marcelo Camargo/Folhapress
  • Gilberto Kassab (PSD), prefeito de São Paulo

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Evangevaldo Santos (foto acima), anunciou ontem, no site da empresa, que deixou o cargo. A demissão dele já era esperada. Após ser alvo de várias denúncias, a situação de Santos ficou insustentável após seu padrinho político, o líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), envolver-se numa polêmica com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Os dois trocam acusações sobre a indicação do ex-presidente da Casa da Moeda, demitido há duas semanas por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção. Jovair afirma que a indicação foi do ministro, enquanto Mantega diz que o nome partiu do deputado. O provável substituto de Santos será o atual diretor financeiro da Conab, João Car­­los Bona Garcia – gaúcho que atuou na luta armada e amigo da presidente Dilma Rousseff.

Pela manhã

Os vereadores de Curitiba votam na terça-feira (em primeiro turno) a mudança no horário das sessões plenárias. As proposta é que as reuniões, que atualmente ocorrem no período da tarde, sejam transferidas para a manh㠖 das 9 horas ao meio-dia. A justificativa dos vereadores é o período da tarde é mais produtivo para visitas a bairros e secretarias municipais.

Ficha Limpa

A Lei da Ficha Limpa deve voltar a ser julgada no STF na próxima semana. Estão na pauta do plenário de quarta-feira as três ações que tratam da validade da norma, cuja análise começou em novembro do ano passado. O julgamento será retomado com o voto do ministro Antonio Dias Toffoli, que interrompeu a votação com um pedido de vista em dezembro. Até o momento, foram registrados dois votos favoráveis à lei. Um do ministro relator Luiz Fux e o outro do ministro Joaquim Barbosa.

Na onda 1

Os senadores resolveram surfar na onda da tragédia ocasionada pela queda de um prédio no centro do Rio de Janeiro. Na terça-feira, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo votará o Projeto de Lei (PL) 491/2011, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que determina a realização periódica de inspeções em edificações urbanas.

Na onda 2

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, define que a periodicidade das inspeções será determinada em função de seu tempo de construção. Serão cinco anos para edificações com 30 anos ou mais; de três anos para edifícios com 40 anos ou mais; de 2 anos para construções com 50 anos ou mais; e anual para edificações a partir de 60 anos.

Reciprocidade

O Brasil passará a adotar exigências mais duras para a entrada de turistas espanhóis no país, usando o chamado princípio da reciprocidade. A partir de 2 de abril, os visitantes espanhóis terão de apresentar comprovantes para reservas de hotéis, passagens de ida e volta e provar que têm recursos para se manter no Brasil pelo período que desejam ficar. As exigências são as mesmas feitas pela Espanha para os brasileiros que viajam ao país. A decisão foi tomada pelo Itamaraty depois de uma série de negociações frustradas para tentar diminuir as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros que chegam à Espanha.

Para pensar...

"Ela [Marta] tem diferenças, o PT tem diferenças em relação à nossa gestão, e nós temos em relação à gestão deles. Agora, isso não impede, caso os dois partidos queiram, fazer uma aliança desde que consigam construir um plano de governo para a cidade, que seja apresentado para a cidade e defendido pelos dois partidos."

Gilberto Kassab (PSD, foto quadro), prefeito de São Paulo, afirmando que as diferenças que tem com a senadora petista Marta Suplicy (SP) e o PT não podem impedir um acordo entre o partido e o PSD na eleição municipal.

Pinga-fogo

"No Brasil, nós temos a mania de ideologizar temas que não podem ser ideologizados. É preciso verificar o que é melhor para o Brasil, de uma ou de outra forma."

Do vice-presidente Michel Temer (PMDB), comentando a polêmica sobre a política de privatizações adotada pelo governo petista.

Colaborou: Caroline Olinda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]