• Carregando...

Com o agravamento da crise econômica, a aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou uma queda de cinco pontos percentuais, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta sexta-feira no jornal "Folha de S. Paulo". O levantamento mostra que o índice de aprovação ao governo caiu de 70%, em novembro, quando foi realizada a última pesquisa, para 65%, em março, freando pela primeira vez no segundo mandato a trajetória de ascensão mantida desde março de 2007, quando marcava 48%.

Apesar da queda, a aprovação de Lula continua acima dos índices atingidos pelos demais presidentes durante seus respectivos mandatos desde a redemocratização do país. No auge da popularidade do Plano Real, a maior aprovação obtida por Fernando Henrique Cardoso foi de 47% em 1996.

De 0 a 10, a nota média atribuída ao governo também caiu - de 7,6 em novembro, para 7,4 - índice que ainda supera os 7,0 da pesquisa de setembro.

Para 59%, o desemprego deverá aumentar

O levantamento revela também que o percentual de brasileiros que tomaram conhecimento da crise subiu de 72% para 81%, em relação à última pesquisa. Para 59%, o desemprego deverá aumentar. Em novembro, esse percentual era de de 44%.

Mais da metade dos entrevistados, 55%, acredita que o Brasil será pouco prejudicado pela crise. Porém, a percepção de que o país sofrerá forte impacto subiu de 20% para 31%.

Aprovação do governo caiu entre brasileiros de alta e baixa renda

Entre os brasileiros de menor renda, a avaliação do governo Lula caiu de 71%, em novembro, para 66%, em março. Na faixa superior de renda, a aprovação do governo foi de 58%, contra 63% na pesquisa anterior.

De acordo com o nível de escolaridade, a aprovação de Lula é mais alta entre os eleitores com ensino fundamental (68%). Entre os eleitores com curso superior, a taxa se manteve estável (64%).

A região Nordeste, que concentra 52% dos beneficiários do Bolsa Família e 40% dos atendidos pelo programa Luz para Todos, permanece como a região onde o presidente tem maior apoio, com 77% de aprovação, mas com quatro pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste o governo tem 64% de aprovação, nove pontos a menos que no levantamento anterior. No Sudeste, o índice é de 60%, seis pontos a menos; e no Sul, 57%, com queda de apenas dois pontos em relação à pesquisa de novembro.

O Datafolha ouviu 11.204 pessoas entre os dias 16 e 19 de março, em 371 municípios de 25 estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]