• Carregando...

No mesmo dia que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pediu cautela na investigação das Organizações Não-Govermentais (ONGs), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que pode rejeitar contas de campanha de candidatos que receberam recursos de fontes proibidas, como ONGs que recebem recursos do exterior ou públicos.

Para Dilma, a proposta do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, de criar concursos para o repasse de recursos federais às ONGs, deve ser vista com cuidado.

- Eu acho que qualquer melhoria nas condições da distribuição dos recursos (às ONGs) vem bem, mas eu queria destacar uma coisa: eu acho que não é possível demonizar ONG. Organizações Não-Governamentais são estratégicas em uma sociedade democrática. Existem no Brasil, Europa, nos Estados Unidos, em vários países. Elas não são uma excrescência, são organizações que prestam grande serviço ao Brasil - afirmou.

A ministra lembrou que os contratos do governo com as ONGs são iguais aos repasses que a União faz aos municípios, através de convênios com as prefeituras. Ela disse que o governo Lula criou a fiscalização destes convênios e que, graças a essa ação, vários problemas foram detectados, como até mesmo os sanguessugas.

- Acho que tem que ser constante, permanente, o aperfeiçoamento dos repasses para as ONGs. Mas acho que tem que ter cuidado para não demonizar ONG e não fazer distinção entre ONGs. A fundação Bradesco, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação da Apae, as várias fundações das igrejas, as fundações dos idígenas, todas elas precisam ser fiscalizadas sem exceção. Não existe uma ONG melhor que outra ONG. Ou nós entendemos que no mundo moderno você criou o terceiro setor.

Requerimento de CPI das ONGs deve ser lido ainda nesta terça-feira

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que determinará a leitura, ainda nesta terça-feira, do requerimento que propõe a instalação da CPI das ONGs.

- Esse requerimento será lido hoje (terça), da mesma forma que foram lidos os de todas as outras CPIs.Governo repassou R$ 33,7 bi a ONGs desde 99

Levantamento da CGU informa que, de 1999 até agora, o governo federal repassou R$ 33,78 bilhões a ONGs. Em reportagem publicada no domingo, "O Globo" mostrou que o governo libera expressivos volumes de recursos para ONGs todos os anos, mas não fiscaliza a aplicação dos recursos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]