• Carregando...

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) entrou na lista dos parlamentares que estão se posicionando contra o aumento dos vencimentos dos deputados e senadores, decidido entre os líderes partidários, sem votação em plenários. Ele promete doar a diferença salarial, que será paga a partir de fevereiro, para projetos educacionais, se nenhuma medida judicial der efeito.

Queda – O governador Roberto Requião ficou menos de 15 minutos ontem na convenção estadual do PMDB. Ele estava com fortes dores lombares devido a uma queda do cavalo no dia anterior. "Deixa o homem descansar para cuidar do Paraná pelos próximos anos", brincou Luiz Romanelli, deputado estadual eleito.

Filiação – Os peemedebistas receberam a visita inusitada da deputada federal Clair Martins (PT) na convenção do partido. Ela foi convidada a se filiar ao PMDB e está consultando as bases eleitorais. Tudo indica que muda de legenda. A petista reclamou, após as eleições, que não recebeu o apoio necessário do atual partido. Ela não se reelegeu.

Ídolos – Filiados do PMDB distribuíram cartões de natal aos membros do partido com uma foto montagem do governador Roberto Requião ao lado de Fidel Castro, Hugo Chávez e Che Guevara. Abaixo, a seguinte frase: "Outro mundo é possível".

Quórum – Às 9 h, quando começou a convenção do PMDB, o plenário do clube onde foi realizada estava vazio. Os poucos filiados presentes estavam na lanchonete acompanhando a final do Mundial Interclubes da Fifa, entre Internacional 1 x 0 Barcelona.

Brasília – Dos 71 membros da executiva do diretório estadual do PMDB, 48 têm voto na convenção nacional do partido, que será realizada em 2007 em Brasília. Esses com "poder" nacional são, em sua grande maioria, do primeiro escalão do governo do estado. Poucos restantes são do segundo escalão.

Consenso – O nome de Renato Adur para a presidência do PMDB do Paraná foi de consenso na convenção estadual, mas não unanimidade. Dos 281 votos, recebeu 267. Outros quatro votaram não e nove, em branco. Houve ainda um voto nulo.

Aprovação – As contas de campanha do governador reeleito Roberto Requião, serão votadas hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A auditoria não apontou nenhuma restrição para a aprovação. Ainda hoje o TRE também deve apreciar as contas de campanha de sete deputados federais eleitos e de nove deputados estaduais eleitos, além das contas do senador reeleito Alvaro Dias (PSDB).

Diplomação – Amanhã o presidente do TRE-PR, desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, preside a Sessão Solene de Diplomação dos Eleitos nas Eleições 2006 no Paraná. A sessão começa às 16 horas, no Teatro Guaíra.

Lembrança – Durante a entrega do título de vulto emérito, pela Câmara Municipal de Curitiba, na última semana, o presidente do TRE, Clotário Portugal Neto, aproveitou para agradecer publicamente o ato de desagravo votado pelos vereadores em outubro, após as críticas feitas pelo governador Roberto Requião, do processo eleitoral.

Atendeu – O decreto do presidente Lula (PT) agilizando a liberação de defensivos agrícolas genéricos no país tem o mesmo texto da proposta defendida pelo deputado federal Cezar Silvestri (PPS) na Câmara Federal neste ano. Segundo ele, a medida tende a reduzir os custos agrícolas em cerca de 30%.

Pinga-fogo

Membros do primeiro escalão do governo do estado aderiram à onda do chefe Roberto Requião de usar camisetas da marca Nike em eventos *** Depois que o governador adotou o visual nas eleições, ontem na convenção peemedebista só dava o logotipo na empresa americana *** O prefeito Beto Richa assistiu ontem à apresentação de Natal do Palácio Avenida, ao lado do presidente do HSBC, Emilson Alonso *** O deputado federal Dr. Rosinha disse que o aumento dos vencimentos dos parlamentares é vergonhoso se comparado ao salário da grande maioria dos brasileiros. *** Também vergonhoso, segundo o petista, se comparado com o salário de outros parlamentos sul-americanos, que têm uma remuneração bem aquém desse valor.

**********

"Com esse aumento, tira-se o foco da cobrança que estava sendo feita sobre o governo, acerca do salário mínimo, e mais uma vez o Congresso atrai a crise."

Gustavo Fruet, deputado federal paranaense pelo PSDB, sobre o aumento do salário dos deputados.

política@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]