• Carregando...

Confira a cobertura multimídia das eleições 2010

Guia do eleitor: Encontre aqui tudo o que você precisa fazer para votar

Desde as 8h da manhã deste domingo (3) quase 7,5 milhões de paranaenses começaram a ir às urnas para decidir quem serão os próximos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente.

A votação ocorre até as 17h e para votar o eleitor precisa impreterivelmente de um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista ou Passaporte). Em Curitiba que está instalado o maior colégio eleitoral do Paraná. São mais de 1,3 milhão de pessoas distribuídas em 401 locais de votação e 3605 seções eleitorais, que são atendidos por cerca de 18 mil mesários.

O número de pessoas envolvidas na organização das eleições em todo o restante do estado do Paraná ultrapassa em cerca de 10 vezes: são aproximadamente 120 mil entre mesários, servidores da Justiça Eleitoral, juízes, promotores, candidatos, policiais e advogados envolvidos com a votação.

O menor colégio eleitoral do estado está instalado em Nova Aliança do Ivaí, no noroeste do Paraná, onde apenas 1364 eleitores votam. Os 25 municípios que compõe a Região Metropolitana de Curitiba somam 934.858 votantes; Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu concentram cerca de 1,12 milhão de eleitores.

Voto em trânsito

Inovação nas eleições deste ano, os eleitores puderam optar por destinar o voto para Presidente da República mesmo não estando em no domicílio eleitoral no próximo domingo. Mais de 80 mil eleitores registraram a intenção de voto em trânsito, que pode ser exercido em uma das 27 capitais brasileiras. Os votantes tiveram até o dia 15 de agosto para informar o intuito de votar em outra cidade.

Curitiba é a quarta colocada, entre as capitais, em número de eleitores inscritos para efetuar o voto em trânsito. Serão 4151 eleitores no primeiro turno e 4268 para o segundo turno. Serão três locais para voto em trânsito na capital paranaense: Colégio Bom Jesus, próximo à Praça Rui Barbosa; Senac, na Rua André de Barros, nº 750 e no Colégio Estadual do Paraná.

Eleição Biométrica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está implantando o sistema de eleição biométrica, que confere maior segurança ao processo. Neste pleito, o sistema será utilizado em 60 municípios do país. No Paraná, é a cidade de Balsa Nova – com 8.121 eleitores e pertencente a 182a Zona Eleitoral de Campo Largo – que testará o sistema. A previsão do TSE é que até 2018 todas as Zonas Eleitorais disponham do sistema de autenticação através das impressões digitais.

Candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná recebeu 1032 registros de candidatura para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador, vices e suplentes. No total, serão escolhidos 90 representantes para o estado. Nove concorrentes tiveram suas candidaturas indeferidas no TRE-PR com base da Lei da Ficha Limpa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]