• Carregando...

Embora a maior parte dos brasileiros que vive em regiões fronteiriças a Foz do Iguaçu vá cruzar o Rio Paraná para votar neste domingo, há aqueles que preferem não ter o trabalho de se deslocar até o Brasil para ir as urnas. Para isso, se cadastram nas repartições consulares, onde só será possível votar para presidente, conforme a legislação brasileira.

No Consulado de Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu, região com maior número de imigrantes brasileiros no Paraguai, 2.672 eleitores estão cadastrados para votar amanhã, cerca de 200 a mais em relação à última eleição presidencial – os consulados só recebem votos quando há eleições para presidente.

Vice-cônsul e encarregado de assuntos eleitorais, Sérgio Ribeiro dos Santos ressalta que muitos dos brasiguaios ainda preferem cruzar a fronteira para votar ao invés de procurar o consulado porque fazem do ato uma festa cívica. "Eles aproveitam a data para rever a família e fazer uma festa cívica completa". Embora não haja números oficiais no Paraguai, estima-se que cerca de 200 mil brasileiros vivem no país vizinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]