• Carregando...

Encerrando um dia de campanha com atividades em três estados do Nordeste, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, participou de comício na noite desta terça-feira (26) em Vitória da Conquista (BA).

Após carreatas em Fortaleza (CE) e em Caruaru (PE), Dilma subiu ao palanque na cidade baiana às 21h52. Desta vez sem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pouco antes participara de comício em Curitiba (PR).

Ao som do novo jingle da campanha, o "Dilma lá", versão para a candidata da música "Sem medo de ser feliz", que marcou a campanha de Lula à Presidência em 1989, a petista disse que "colocar as pessoas no centro de tudo" será o "grande compromisso" de seu eventual governo.

Voltou a citar temas recorrentes em seus discursos, como o pagamento da dívida com o Fundo Monetário Internacional e os números de mobiidade social na gestão do PT no Planalto.

Afirmou representar a continuidade do "maior governo que esse país já teve" e dirigiu críticas ao rival José Serra (PSDB). "O meu adversário, que passou oito anos criticando, chamando o Bolsa Família de bolsa esmola, não [representa a continuidade]. Quem representa a continuidade e o avanço dessas conquistas sou eu", disse.

Dilma prometeu ainda assegurar "trabalho capacitado" e "educação de qualidade" à população. Disse ter compromisso com as mulheres. "Eu tenho compromisso com as mulheres e eu não vou errar, e com a graça de Deus e o voto de vocês, vou ser a primeira mulher presidente da República", afirmou.

Repetindo argumento da campanha do segundo turno, a candidata do PT acusou a oposição de "usar o preconceito para criar ódio", citando o "clima de medo" criado na campanha de 2002.

"Esse medo que a cada eleição eles tentam colocar nas pessoas é porque eles não têm projeto para o Brasil, para o Nordeste e para os homens e mulheres desse país", disse.

Cenário de comício, cidade deu vitória a Serra no primeiro turnoCidade de 318.901 habitantes no sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista deu vitória a José Serra (PSDB) no primeiro turno. O município é administrado pelo PT.

O tucano obteve 59.420 votos na cidade (41,27% dos votos válidos), contra 56.780 de Dilma (39,43%). Foi uma das duas únicas cidades baianas em que Serra venceu a petista no primeiro turno - a outra foi Presidente Tancredo Neves. A Bahia tem 417 municípios. Serra chegou a visitar a cidade logo na primeira semana de campanha do segundo turno, quando improvisou discurso sobre uma camionete.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]