• Carregando...
Ao sair do hotel, Lula parou para tirar fotos com funcionários da empresa Votorantin, que participavam de um evento no local. Alguns simpatizantes chegaram a puxar um “Parabéns para você” | Aniele Nacimento/Gazeta do Povo
Ao sair do hotel, Lula parou para tirar fotos com funcionários da empresa Votorantin, que participavam de um evento no local. Alguns simpatizantes chegaram a puxar um “Parabéns para você”| Foto: Aniele Nacimento/Gazeta do Povo

Aniversário de Lula marca dia de mobilização pró-Dilma e movimenta o Twitter

O aniversário de 65 anos do presidente Lula nesta quarta-feira (27) movimentou o Twitter e levou a expressão "#luladay" à primeira posição do ranking mundial de assuntos mais comentados (Trending Topics) na rede de microblogs. A data, a mesma em que há oito anos ele foi eleito presidente, também deve marcar o "Dia Nacional de mobilização para conseguir a vitória de Dilma" organizado pela campanha petista.

Leia a matéria completa

  • No comício realizado na noite de terça-feira, Lula disse que o Paraná não pode permitir que o país desça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou na manhã desta quarta-feira (27) em Curitiba que se dedicou a campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República no Paraná porque o estado é "importante" e, brincando, comentou: "na outra encarnação eu fui paranaense". A declaração foi dada na saída do Hotel Bourbon, no centro da cidade, por volta das 8h30. Lula passou a noite na capital paranaense após fazer comício para cerca de 3 mil pessoas na praça União, na Cidade Industrial, na noite de terça-feira (26). No Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital, o presidente embarcou para Itajaí (SC), onde inaugura as obras de reforma de dois dos quatro cais do porto catarinense destruídos na enchente de 2008.

Lula comemora nesta quarta 65 anos e recebeu homenagens já no hotel. Funcionários do estabelecimento e assessores mais próximos teriam entregado um bolo ao presidente. Em seguida, ele tomou café da manhã com o ministro do Planejamento, Paulo Bernando, e com o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que estava acompanhado da mulher. Ao sair do hotel, Lula parou para tirar fotos com funcionários da empresa Votorantin, que participavam de um evento no local. Alguns simpatizantes chegaram a puxar um "Parabéns para você."

Itajaí

Lula volta ao estado vizinho para inaugurar a conclusão das obras de reforma do Porto de Itajaí, o principal de Santa Catarina e um dos maiores do país, especializado em contêineres e cargas congeladas. O governo federal investiu R$ 268 milhões para recuperar dois dos quatro berços de atracação do porto. Eles haviam sido destruídos pela correnteza em novembro de 2008, quando a cidade foi alagada em razão das fortes na região. Acompanham o presidente na inauguração, os ministros Pedro Brito (Secretaria de Portos) e Altermir Gregolin (Pesca).

Esta é a segunda visita de Lula ao Porto de Itajaí em pouco mais de um mês. No dia 13 de setembro, ele foi ao local inaugurar a reforma de um dos berços e, na época, prometeu voltar para marcar a reforma completa do setor.

"Serra abaixo"

No comício realizado na noite de terça em Curitiba, o presidente Lula atacou a oposição. Brincando com o sobrenome do candidato adversário de Dilma Rousseff na corrida presidencial, José Serra (PSDB), ele pediu votos para a candidata petista: "Não é possível que um estado como Paraná, um dos mais desenvolvidos deste país, com um padrão de vida altíssimo, permita que o país desça serra abaixo". Lula fez comício em Curitiba sem a presença de Dilma, que fez campanha no Nordeste no mesmo dia.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas acompanharam o comício na Rua Senador Accioly Filho. O público foi menor que o comício do 1.º turno no bairro Sítio Cercado, quando cerca de 5 mil pessoas prestigiaram o evento e também menor do que a organização do ato esperava. Pouco antes de começar os discursos, os seguranças chegaram a encurtar o espaço destinado aos militantes para evitar grandes vazios, o que prejudicaria a imagem do comício.

Participaram do comício em favor de Dilma os senadores eleitos Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), o senador e candidato derrotado ao Governo do Paraná pelo PDT, Osmar Dias, e os ministros paranaenses: Paulo Bernardo (Planejamento) e Márcia Lopes (Desenvolviomento Social e Combate à Fome), além de deputados, vereadores e prefeitos da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]