• Carregando...
Da esquerda para direita: Cícero Araújo, secretário executivo, Maria Alice de Carvalho, presidente, e Júlio Simões, secretário adjunto da Anpocs | Divulgação ANPOCS/Cássia Xavier
Da esquerda para direita: Cícero Araújo, secretário executivo, Maria Alice de Carvalho, presidente, e Júlio Simões, secretário adjunto da Anpocs| Foto: Divulgação ANPOCS/Cássia Xavier
  • Estudantes da USP apresentam show com experiências científicas

Cerca 1500 professores e estudantes do Brasil e do exterior, estão reunidos em Caxambu, Minas Gerais, no 34º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Pesquisadores das áreas de antropologia, sociologia e ciência política vão debater, entre outros temas, os oito anos do governo Lula e os rumos da política brasileira a partir das eleições deste ano.

A abertura oficial do evento aconteceu na segunda-feira (25) e a primeira noite foi reservada para o lançamento de livros e revistas científicas. "A Anpocs deseja ser um lugar da autoreflexão permanente dos programas e das praticas dos cientistas sociais, seu canal de articulação com as agências que desenham e fomentam as políticas de ciência no país e sua janela de comunicação com a sociedade, a partir do tratamento de temas e questões que afetam o cotidiano da grande maioria dos brasileiros", disse Maria Alice Rezende de Carvalho, presidente da Anpocs.

O encontro terá três sessões especiais com pesquisadores estrangeiros. Na manhã desta terça-feira (26), a primeira conferência foi realizada pelo historiador e cientista político francês Pierre Rosanvallon. Ele falou sobre os perigos e as possibilidades da democracia no século XXI. Os outros convidados são o sociólogo norte-americano Craig Calhoun, professor da New York University, e o antropólogo James Gordon Ferguson, da Stanford University.

Ciência para comunidade

Paralelamente ao encontro, acontece o TEM - Circuito de Ciência e Tecnologia. Doze tendas foram montadas na cidade onde estão sendo exibidos filmes, exposições e apresentações de experimentos científicos. As sessões são abertas ao público e têm como alvo principal alunos e professores do município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]