• Carregando...
 | Fotos: Cesar Machado/ Gazeta do Povo
| Foto: Fotos: Cesar Machado/ Gazeta do Povo

A nova pesquisa Datafolha que mede as intenções de voto parta a disputa ao governo do estado indica que o governador Beto Richa (PSDB) está mais próximo da reeleição no primeiro turno. O levantamento mostra que ele foi o único candidato que cresceu fora da margem de erro (de 3 pontos para mais e para menos) e passou de 45% para 49% das intenções de voto dos paranaenses. Considerando apenas os votos válidos, Richa soma 55% na pesquisa – o que indica a reeleição do tucano já no primeiro turno. O senador Roberto Requião (PMDB) passou da 30% das intenções de voto na semana passada para 27%. Já a senadora Gleisi Hoffmman (PT) oscilou de 10% para 11% neste levantamento. Brancos e nulos somam 4% e indecisos, 7%. Ogier Buchi (PRP) aparece com 1% das intenções e a soma dos demais candidatos ao governo não chegou a 1%. Em votos válidos, o peemedebista tem 30% e a petista tem 12%. O Datafolha também fez uma simulação de segundo turno entre Richa e Requião. Conforme o levantamento, o tucano sairia vencedor com 54% dos votos contra 51% que pontuou na pesquisa passada. Já o senador teria 35% das intenções. No último levantamento, ele aparecia com 38%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 6%. Senado O Datafolha também perguntou aos eleitores paranaenses em quem eles devem votar para ocupar o cargo de senador pelo estado. Alvaro Dias (PSDB) continua na liderança da pesquisa. Na pesquisa espontânea, ele tem 65% dos votos contra 63% da semana passada. Ricardo Gomyde (PCdoB) aparece na segunda posição com 7% das intenções de voto – tinha 8% no levantamento passado. Já Marcelo Almeida (PMDB) manteve o índice de 4% dos eleitores. Professor Piva (PSol) tem 1% das intenções. Os demais candidatos não somaram 1%. A taxa de indecisos se manteve em 15% e o porcentual de eleitores que disseram que vão votar em branco ou anular oscilou de 8% para 6%. Levando em consideração apenas os votos válidos, Dias tem 82% da preferência dos eleitores paranaenses – mesmo índice da semana passada –, Gomyde tem 9% (tinha 10%), Almeida 6% (tinha 5%). Piva, Mauri Viana (PRP) e Adilson Senador da Família (PRTB) aparecem com 1% dos votos válidos, cada um. Os demais candidatos não chegam a 1%.

Rejeição

O Datafolha também aferiu a rejeição dos candidatos e Requião tem a maior taxa, 27%. Na sequência, aparecem Gleisi (20%), Richa (16%), Pilotto (9%), Ogier Bucchi (8%), Geonisio Marinho (7%), Rodrigo Tomazini (7%), e Tulio Bandeira (6%). Todos os candidatos são rejeitados por 2%, enquanto 15% não rejeitam nenhum, e 17% não souberam responder.

O Instituto ouviu 1.367 eleitores em 51 municípios do estado entreos dias 01 e 02 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S. Paulo está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PR-00045/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00933/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]