• Carregando...

Os eleitores de Curitiba, região metropolitana e Londrina (Norte do estado) têm uma nova forma de denunciar corrupção eleitoral durante a campanha deste ano. O Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral lançou um telefone e um e-mail para denúncias de compra e venda de votos, uso indevido da máquina administrativa, propaganda irregular, entre outras irregularidades. O grupo também tem um site com informações educativas sobre a importância do voto.

O Comitê foi criado no começo do mês por mais de 60 entidades, como órgãos públicos e instituições da sociedade civil, entre eles a OAB-PR, Ministério Público do Paraná (MP) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os casos recebidos serão analisados pelos advogados da OAB e então encaminhados para o MP, responsável pela formalização das denúncias.

O eleitor pode denunciar por meio do site, e-mail ou telefone do comitê. Serão aceitas denúncias anônimas, mas todos os casos devem vir acompanhados de provas. Elas poderão ser documentais, como fotos, vídeos e gravações, ou testemunhais.

Segundo o coordenador geral do Comitê e vice-presidente da OAB, César Augusto Moreno, as entidades se uniram para ajudar o eleitor neste momento importante. "A finalidade principal é dizer para o eleitor que o voto não tem preço, tem consequência. Ele não pode ser trocado, negociado ou barganhado", diz Moreno.

Em reunião, o Comitê também decidiu ontem entrar na campanha do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para pedir que os candidatos divulguem os doadores de campanha antes da eleição. Haverá também sabatinas com os candidatos. Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) já confirmaram participação.

Serviço

Para denunciar, o eleitor pode ligar para os números (41) 3029-9840, para Curitiba e região metropolitana, e (43) 3029-9840, para Londrina e região. Pela internet, a denúncia pode ser feita pelo site www.comite9840pr.org.br (diretamente ao MP) ou pelo e-mail denuncia@comite9840pr.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]