• Carregando...
 |
| Foto:

Ibope

Marina cai dez pontos e perde liderança no Paraná

Talita Boros Voitch e Laura Beal Bordin, especial para a Gazeta do Povo

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que, nas intenções de voto para a Presidência, a candidata Marina Silva (PSB) caiu 10 pontos porcentuais e perdeu a liderança no Paraná. No último levantamento, Marina aparecia com 29% das intenções de voto e hoje tem 19%. O candidato Aécio Neves (PSDB) subiu de 28% para 33%, entre os dois levantamentos, e hoje lidera as intenções de voto no estado, em situação de empate com Dilma Rousseff (PT). A candidata à reeleição tinha 29% e agora aparece com 32% das intenções de voto. Luciana Genro (PSol) e Pastor Everaldo (PSC) aparecem com 1% cada. Os outros seis candidatos não pontuaram. Eleitores que não sabem ou não responderam são 7%, enquanto 7% afirmaram votar branco ou nulo.

Metodologia

Pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 65 municípios do estado entre 26 e 28 de setembro. Margem de erro de três pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. Registro no TRE é PR–00042/2014.

Na pesquisa anterior foram entrevistados 1.204 eleitores em 67 municípios do estado entre 16 e 18 de setembro. Margem de erro de três pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. Registro no TRE é PR–00037/2014.

As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem mostram que os candidatos à Presidência Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) esquentam a disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial, enquanto Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aparece como líder nos levantamentos de intenção de voto.

INFOGRÁFICO: Veja os números da corrida presidencial

Veja os resultados de todas as pesqusias eleitorais

No Datafolha, Dilma segue com 40%. Já Marina tem agora 25%, enquanto o tucano chegou a 20%. Na semana passada, Marina aparecia com 27%. Já Aécio tinha 18%. Na simulação do segundo turno, Dilma aumentou sua vantagem sobre Marina e agora tem 49% a 41%. A situação era de empate técnico – 47% a 43% –, no limite da margem de erro, na pesquisa anterior. Também no segundo turno, Dilma venceria Aécio com 50% a 41%.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSol) têm 1% cada. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) somam, juntos, 1%. Brancos e nulos são 5%. Ainda há 5% de indecisos.

Ibope

O Ibope também mostra que Marina está menos distante de Aécio. Já Dilma, em uma semana, ampliou de 9 para 14 pontos porcentuais sua diferença em relação à principal adversária. No 2.º turno, Dilma aparece numericamente à frente de Marina, mas ainda no limite de margem de erro (42% a 38%).

Apesar de Aécio não ter reagido – o tucano manteve os 19% do levantamento anterior –, o cenário de 2.º turno permanece indefinido, por causa da contínua redução do eleitorado de Marina. As curvas dos dois candidatos ainda podem se encontrar até as eleições. Em um eventual 2.º turno entre a atual presidente e o tucano, ela seria a favorita: venceria por 45% a 35% se a eleição fosse hoje.

Na simulação de 1.º turno, a pesquisa Ibope mostra que Dilma tem hoje 39% das intenções de voto, um ponto porcentual a mais que na semana anterior. Marina caiu quatro pontos, de 29% para 25%, e agora está a seis pontos de Aécio. Na série do Ibope, a candidata do PSB apresentou tendência de queda nos últimos cinco levantamentos – desde o início de setembro, ela perdeu oito pontos porcentuais, ou um quinto de seu eleitorado.

No mesmo período, Dilma oscilou dentro da margem de erro, entre 37% e 39%. Já Aécio subiu de 14% para 19% na metade de setembro e manteve-se no mesmo patamar desde então. Levando-se em conta apenas os votos válidos – excluídos os nulos, brancos e eleitores indecisos –, o placar é de 45%, 29% e 22% para os candidatos do PT, do PSB e do PSDB, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]