• Carregando...

O Paraná segue na liderança do ranking do número de ações de políticos contra órgãos de imprensa. Segundo levantamento feito pelo site Eleição Transparente, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), 18% das ações propostas visando a retirada de informações e conteúdos do ar partiram de candidatos paranaenses. O candidato Roberto Requião (PMDB) é o que mais propôs ações nesse sentido no estado, e o segundo no país. Nacionalmente, o PMDB e o PSDB são campeões em ações propostas – juntos, fizeram quase 40% dos pedidos.

Ao todo, a Abraji registrou um total de 155 ações propostas contra veículos de comunicação até a tarde do dia 3 de outubro. Segundo Guilherme Alpendre, secretário executivo da Abraji, o número está subnotificado e deve ser maior. Não foram contabilizados processos contra o Facebook e o Twitter, por decisão das próprias empresas, e também não foram citados processos em segredo de justiça.

Para Alpendre, o alto número de ações judiciais mostra que "a liberdade de expressão não está consolidada como direito" na ótica dos candidatos. "A saída para evitar um escândalo não é através do uso da liberdade de expressão, mas através da Justiça", disse.

Destas 155, 28 partiram do Paraná – 22 partiram de campanhas ao governo do estado e seis para outros cargos. É o estado cujos candidatos mais processam veículos de imprensa. Foram 13 ações propostas por Requião, seis por Beto Richa (PSDB), duas por Gleisi Hoffmann (PT) e uma por Geonísio Marinho (PRTB).

Segundo Alpendre, a alta posição do estado no ranking não chega a ser uma surpresa. "Não nos surpreende ver o Paraná no topo do ranking. Nas eleições passadas, houve uma enxurrada de ações para evitar a divulgação de pesquisas no estado, por exemplo", comenta. Além do Paraná, Alagoas, Rondônia, Maranhão e Bahia completam o top 5.

Entre os candidatos que mais processam veículos, Requião aparece na segunda colocação – atrás do alagoano Benedito de Lira (PP), que apresentou 14 processos. Expedito Júnior (PSDB), de Rondônia, e Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, apresentaram 13 e 10, respectivamente. Já entre os partidos, PMDB e PSDB lideram a lista dos que mais processam veículos. Ao todo, os dois são responsáveis por 40% dos votos. PP, PT e PCdoB completam o topo 5.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]