• Carregando...

O juiz Leonardo Castanho Mendes, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu nesta quinta-feira (28) que o candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PMDB) poderá ter acesso a todos os formulários e dados coletados na primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope no estado. O levantamento foi divulgado na última segunda-feira (25). Ainda cabe recurso contra a decisão.

No despacho, Mendes cita que é de direito dos partidos solicitar "acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e empresas que divulgam pesquisa de opinião relativas aos candidatos e às eleições". Conforme a liminar, o Ibope terá dois dias para disponibilizar as informações, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

O Ibope informou, através de sua assessoria de comunicação, que vai cumprir a decisão judicial.

Pedido de providências

Além de acesso aos dados coletados na pesquisa, a coligação de Requião entrou nesta quarta-feira (27) com um pedido de investigação no Ministério Público para verificar os termos de contratos firmados entre o Ibope e a Celepar, órgão vinculado ao governo do estado. Conforme o pedido, as empresas firmaram contratos no valor de R$ 4,6 milhões, o que coloca em xeque a credibilidade de pesquisas eleitorais realizadas pela instituição.

No pedido, a coligação cita a disparidade entre os porcentuais da pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 15, e o levantamento do Ibope. O primeiro levantamento indicava empate técnico entre Requião e o candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), enquanto a segunda apresentou o atual governador com 17 pontos de vantagem sobre o peemedebista. Conforme o documento é preciso investigar "possível fraude" neste levantamento, pois o Ibope não "possui idoneidade para fazer pesquisas no estado do Paraná".

Metodologias

Datafolha: a pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014.

Ibope: a pesquisa, encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense Ltda., foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou menos com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número PR-00024/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]