• Carregando...
Nelson Garcia: duas faltas não justificadas e mais uma "abonada". | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Nelson Garcia: duas faltas não justificadas e mais uma "abonada".| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
  • Luiz Malucelli Neto comanda o Lactec

Os cinco deputados estaduais do PSDB que apoiam o governador Roberto Requião (PMDB) decidiram virar oposição. O afastamento do governo foi anunciado ontem pelo presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, como um gesto de solidariedade ao prefeito Beto Richa (PSDB), alvo de denúncias de irregularidades na campanha eleitoral de 2008. A direção do partido também defende que os tucanos que ocupam cargos no governo Requião peçam exoneração.

A medida foi um desdobramento do caso envolvendo a suposta compra de ex-candidatos a vereador pelo PRTB em troca de apoio à campanha de reeleição de Beto Richa.

O estopim para o desembarque do governo seria o espaço aberto pelo governador na TV Educativa, emissora oficial do estado, para o deputado estadual Fabio Camargo (PTB) criticar o prefeito.

Camargo foi candidato a prefeito pelo PTB, numa coligação com o PRTB, e vem acusando o prefeito de envolvimento no caso.

Para Rossoni, a TV Educativa estaria participando de uma "grande armação política" contra o prefeito. "Todos sabem que a tevê é dirigida com mão de ferro pelo governador, que está dando espaço apenas para Fabio Camargo bater no Beto, sem ouvir o outro lado", disse.

A direção do partido pretende entrar com uma ação judicial contra a TV Educativa por calúnia e uso indevido da emissora pelo governo para atacar adversários políticos.

Outra razão para o racha seria a participação do PMDB na ação judicial movida pelos partidos de oposição pedindo a cassação de Richa.

O líder do PSDB, Ademar Traiano, culpou o governador pelas denúncias. "Ele (Requião) sempre esteve por trás das orquestrações políticas para desconstruir a imagem das pessoas."

Dos sete deputados do PSDB, apenas Valdir Rossoni e Ademar Traiano fazem oposição. Luiz Nishimori, Francisco Buhrer, Luiz Fernandes Litro, Luiz Accorsi e Miltinho Pupio votam de acordo com a orientação do governador. Nenhum dos cinco quis comentar a decisão do partido.

Outros dois tucanos estão na equipe de Requião: o secretário estadual do Emprego, Nelson Garcia, que é deputado estadual licenciado, e o presidente do Lactec, Luiz Malucelli Neto. Para Malucelli, é uma atitude precipitada do PSDB, que está mirando no adversário errado, quando deveria atacar o PT. Ele diz que vai permanecer no cargo porque tem a confiança do governador e não teve o mesmo espaço na equipe de Richa, embora tenha trabalhado pela eleição do prefeito. Garcia não foi localizado para falar sobre o assunto. Se ele voltar à Assembleia, o suplente Miltinho Pupio deve deixar a vaga.

O presidente do PMDB, Waldyr Pugliesi, garantiu que a TV Educativa só cumpriu seu papel de noticiar os fatos. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli, disse que Requião não tem nada a ver com o caso e que estaria sendo criado um embate político desnecessário entre o PMDB e o PSDB. Os dois partidos não descartam uma aliança para a sucessão estadual do próximo ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]