• Carregando...
Emílio Odebrecht, em foto de 2006 | Pedro Serápio/Gazeta do Povo/Arquivo
Emílio Odebrecht, em foto de 2006| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo/Arquivo

O empresário Emílio Odebrecht, patriarca do grupo, afirmou nesta segunda-feira (13) ao juiz federal Sergio Moro, que julga os processos da Operação Lava Jato em Curitiba, que as doações eleitorais não contabilizadas, o chamado caixa 2, existem e reinaram desde seu antepassado no Brasil. Ele depôs como testemunha de defesa do filho Marcelo Bahia Odebrecht, que está preso desde 19 de junho de 2015.

“Isso [caixa 2] sempre foi o modelo reinante no país e que veio até recentemente. Porque houve o impedimento e foi a partir de 2014 e 2015. Mas até então, sempre existiu, desde a minha época, da época do meu pai, da minha época e também de Marcelo, de todos aqueles que foram executivos do grupo”, afirmou Emílio.

Os depoimentos de Emílio Odebrecht e do ex-executivo do grupo Márcio Faria, que fizeram delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR), foram colocados sob sigilo, por Moro, a pedido da defesa. Mas, os vídeos ficaram disponíveis brevemente no site da Justiça Federal, o que possibilitou o acesso ao seu conteúdo.

Caixa 2 é ‘histórico e cultural’ no Brasil, diz Cardozo em depoimento a Sergio Moro

Leia a matéria completa

Emílio falou a Moro por videoconferência, da Justiça Federal, em São Paulo. Ele negou corrupção na Petrobras e argumentou que não foi o filho, Marcelo, o responsável pelos pagamentos não contabilizados da empresa.

“O senhor tinha conhecimentos de pagamentos não contabilizados pela Norberto Odebrecht?”, questionou a defesa de Marcelo.

“Sim. Sabia que existia, exatamente uso de recursos não contabilizados”, respondeu Emílio.

O advogado questionou se a “sistemática de pagamentos de recursos não contabilizados” da Odebrecht foi criada pelo presidente afastado do grupo Marcelo Odebrecht, que é réu no processo.

“Não, em hipótese nenhuma.”

Nessa ação penal, o herdeiro do grupo é réu por pagar propinas para o PT via ex-ministro Antonio Palocci.

Emílio lembrou que em sua época à frente do comando da Odebrecht, antes de Marcelo, já se pagava caixa 2 e que dois executivos do grupo eram os homens de sua confiança responsáveis por esses pagamentos. “Um falecido e outro com alzheimer.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]