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O acidente entre dois trens no ramal de Japeri, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, que deixou oito mortos e 101 feridos, em 30 de agosto, foi provocado por falha humana. Esta é a conclusão do laudo da comissão técnica designada pela SuperVia apresentada nesta tarde de segunda-feira (10) pela diretoria da empresa.

De acordo com o diretor operacional, João Gouveia, o controlador e o maquinista cometeram uma seqüência de cinco erros. Além disso, segundo Gouveia, não houve comunicação entre os dois no trecho entre a estação de Comendador Soares e o local do acidente.

A primeira falha foi o fato de o controlador não ter retido o trem na estação de Comendador Soares enquanto uma outra composição fazia uma manobra adiante cruzando a via. O segundo erro foi o maquinista do trem de passageiro ter ultrapassado a velocidade máxima permitida, que era de 60km/h, e ter chegado a 76km/h. Em seguida, o maquinista não teria respeitado o sinal amarelo para reduzir a velocidade, mantendo a distância de segurança e, em seguida, ter ultrapassado o sinal vermelho.

"O laudo conclui, portanto, que o choque foi causado por uma seqüência de erros do controlador de circulação do ramal de Japeri e do maquinista do trem UP-171", explicou Gouveia.

A direção da SuperVia negou que o maquinista, com 27 anos de experiência, e o controlador, com 12, estariam trabalhando sob pressão ou com carga horária excessiva. Uma equipe vai se reunir nesta terça-feira para decidir que tipo de punição será aplicada aos dois funcionários.

A Agetransp, agência reguladora que controla a atividade da concessionária, informou que recebeu o dossiê com o laudo do acidente e que o documento será submetido à uma comissão para análise dos fatos.

Indenizações

O presidente da companhia, Amin Alves Murad, disse que cinco pessoas continuam internadas. Ele informou que estão avançadas as negociações para indenizar os feridos e familiares das vítimas. "Já agendamos 40 reuniões e até dia 14 devemos concluir as outras", disse. Segundo ele, já foram fechados três acordos, um de uma pessoa morta e as outras duas de acidentados.

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