• Carregando...

O deputado federal paranaense José Janene (PP) viaja nesta quarta-feira pela manhã a Brasília para participar de depoimento no Conselho de Ética no Congresso às 14 horas. Fontes ligadas ao deputado afirmam, porém, que a saúde debilitada do parlamentar, que sofre de uma grave doença do coração, pode prejudicar a sua fala. Pelo menos dois médicos da Câmara acompanharão a sessão.

Janene é uma das 40 pessoas denunciadas pelo procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, no último dia 30 de março ao Supremo Tribunal Federal (STF), por participar no esquema de "mensalão", a compra de votos de deputados na Câmara para projetos da base aliada do governo. No processo em andamento contra ele na Câmara, Janene é acusado de ter recebido R$ 4,1 milhões das contas do publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, por meio de saques de seu assessor, João Cláudio Genu, e lavagem de dinheiro em empresas.

O relator do processo de Janene no Conselho de Ética, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), será o primeiro a fazer as perguntas. "Não deixaremos de tocar assuntos pertinentes ao caso, mas não faremos da sessão uma oportunidade para holofotes", disse. Depois, outros deputados do também poderão participar do interrogatório. "Como ele está doente, vamos tentar poupá-lo o máximo possível", informou o deputado Ricardo Izar, presidente do Conselho.

Defesa

O paranaense é o 19.º e último congressista a ser julgado por envolvimento no mensalão. "Vou me apresentar ao Conselho de Ética, dizer que não estou fugindo de depor. Se quiserem forçar depoimento contra a indicação médica, forcem", declarou ontem o deputado, em Curitiba para tratamento cardíaco. Segundo Janene, seu médico o desaconselhou a ir a Brasília. "Não posso mais ouvir que estou protelando. Estou com um problema de saúde sério", disse.

Em seu terceiro mandato de deputado, Janene diz ter se afastado do cargo 36 vezes por razões médicas. Em 1995, contraiu vírus que afetou sua capacidade cardíaca e respiratória. Janene exigirá que a Câmara se responsabilize pelo seu estado de saúde. Se o conselho assumir o risco, o deputado não deve contar novidades. Deve repetir que não teve participação na entrega do mensalão ao PP.

Próximos passos

Amanhã os membros do Conselho de Ética na Cãmara assistem aos últimos depoimentos do processo de Janene, dos deputados federais do partido de Janene, José Linhares (PP-CE) e Agnaldo Muniz (PP-RO), como testemunhas de defesa. O parecer do relator Jairo Carneiro sobre a cassação deve ser apresentado na terça-feira da semana que vem.

A opinião de Carneiro precisa passar por pelo menos duas sessões deliberativas no Conselho antes da votação final e envio para a apreciação no plenário da Câmra. Os parlamentares podem pedir vistas ao processo e Janene também deve recorrer se o resultado não for favorável para ele.

Na sua opinião, as CPIs têm feito um bom trabalho para o país?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]