• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer marcar uma conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele chegou a fazer uma primeira sondagem quando encontrou-se com ele, segunda-feira, durante o velório do empresário Octavio Frias de Oliveira. De acordo com o relato de Lula para ministros, a receptividade de Fernando Henrique foi positiva.

A políticos e auxiliares, o presidente Lula disse ainda que primeiro vai chamar oficialmente o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio para um encontro. A estratégia de Lula é de manter uma interlocução civilizada a oposição e tem investido principalmente no PSDB.

Recentemente, ele recebeu no Planalto o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE) e o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), além de Romeu Tuma (DEM-SP), que saiu de lá prometendo ir para um partido da base governista. Nesta quinta-feira, Lula se encontrou com o governo tucano Aécio Neves (MG). Os dois trocaram elogios públicos e se dirigiram ao outro como "amigo". problema para fazer parcerias com o governo federal .

Quando Fernando Henrique era presidente, ele recebeu Lula no Palácio do Alvorada para uma conversa privada. O presidente relatou ontem a conversa que teve com Fernando Henrique, segunda-feira, durante encontro em seu gabinete com os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Márcio Fortes (Cidades). Mostrando-se satisfeito com o encontro, brincou com Geddel:

- Estive com o seu amigo Fernando Henrique!

No enterro, Lula disse a seu antecessor que gostaria de conversar sobre assuntos que realmente fossem de "interesse do país". Ainda não foi feito um convite oficial e ainda não há uma data prevista para o encontro.

O ministro Geddel foi da base de apoio do governo tucano - na ocasião, era líder do PMDB na Câmara - e até ano passado era interlocutor frequente de Fernando Henrique, quando ainda fazia oposição ao governo Lula.

- O presidente Lula faz o papel dele de buscar um entendimento e uma boa convivência com a oposição - disse Geddel.

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que teve audiência ontem com Lula, também elogiou a iniciativa do presidente de estabelecer um diálogo com Fernando Henrique.

- Com o fim da eleição, a conjuntura política mudou. E em todo início de governo é importante repensar o Brasil. Fernando Henrique é um ex-presidente com experiência. Por isso, é fundamental uma troca de idéias. Aliás, o Lula considera Fernando Henrique um amigo afastado - disse Jaques Wagner.

No PSDB, o clima é de expectativa diante da possibilidade de uma conversa entre Lula e Fernando Henrique.

- Eu não sou contra ninguém conversar. Mas o importante é que qualquer conversa tenha um sentido para o país e para a posição - ressaltou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]