• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
  • Boicote à imprensa -A professora titular de Filosofia da USP Marilena Chauí (foto) criticou na sexta-feira veículos de imprensa em um ato em apoio à candidata do PT Dilma Rousseff na Faculdade de Direito da USP. De acordo com reportagem do site Rede Brasil Atual, Marilena afirmou que lideranças de esquerda e do PT deveriam deixar de atender jornalistas da grande imprensa e realizar uma espécie de

O senador Osmar Dias (PDT, foto) defendeu o presidente Lula e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, das acusações de que eles estariam contra princípios religiosos na campanha. E criticou os adversários que estão usando temas como o aborto para derrotar a petista. "Política não é você levar para dentro das igrejas um discurso construído por marqueteiros que fazem uma pesquisa qualitativa e veem que um assunto pode render perda de votos para um candidato. A Dilma sempre pregou que o governo deve defender os pobres e os miseráveis. E, se o governo Lula defendeu os pobres e os miseráveis, a igreja tem que estar do lado da candidata Dilma", disse. Osmar foi ainda mais longe. "O Lula foi o maior apóstolo que o país já teve, porque construiu aquilo que muitos pregam mas não fazem", afirmou.* * * * * *

Conversa afiada

O deputado federal Affonso Camargo (PSDB) anunciou sua aposentadoria da política nesta semana, depois de ser derrotado nas urnas. Aproveitou para fazer um balanço do que viu em seus 54 anos de vida pública.

Quem foram os melhores presidentes que o senhor viu atuar?

Temos uma vocação para o parlamentarismo. Nossos presidentes não são chefes de Governo. São chefes de Estado. Não comandam todas as áreas. São técnicos e ministros que tocam o trabalho.

E os melhores governadores?

Destaco três. Ney Braga, no primeiro governo. Jayme Canet, um grande governador que cuidou do dinheiro público como se fosse o dinheiro dele. E o José Richa, que foi uma figura muito interessante, meu amigo íntimo.

E o governador eleito, Beto Richa?

Tenho uma grande expectativa. Ele é mais carismático do que o pai. Se os marqueteiros tivessem destacado isso, teria vencido a eleição com mais facilidade.

* * * * * *

Até no domingo

Muitos telespectadores e ouvintes vão se surpreender neste fim de semana ao ligar o rádio ou a tevê. Ao contrário do que acontecia no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que agora haja propaganda gratuita no rádio e na tevê inclusive aos domingos. Portanto, haverá interrupção da programação neste fim de semana e nos próximos dois. No terceiro, acontece a eleição.

Compagas

A Compagas anuncia que os inscritos no concurso que foi suspenso em maio, por suspeitas de irregularidades, precisam confirmar sua inscrição até o dia 27 deste mês. As provas serão aplicadas em 21 de novembro. A confirmação é feita sem custo. As instruções estão em www.funtef.utfpr.edu.br.

Apelo emotivo

Ao lado de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, o senador Aloizio Mercadante, que disputou a eleição ao governo de São Paulo e foi derrotado, fez um apelo a Marina Silva (PV) para que ela apoie a petista no segundo turno, evocando "os 30 anos de militância" dos dois no Partido dos Trabalhadores. "Quero aqui dialogar com uma companheira que convivi por 30 anos. Minha querida Marina, o seu coração é como o meu: bate do lado esquerdo. Você pode mudar de posição, mas, pela sua história, pela nossa história, você não pode mudar de lado. O seu lado é aqui", disse.

* * * * * *

Pinga-fogo

"Se a tendência for nessa direção, enfraquecendo a competição de mercado e mais controles, vai haver uma espécie de subperonismo larvar: todo mundo vai virar peronista."

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente, sobre a possibilidade de a candidata Dilma Rousseff (PT) vencer a disputa pela Presidência, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]