• Carregando...

Mais um ônibus foi queimado na Grande Vitória durante o carnaval. Já é o terceiro veículo destruído em menos de 48 horas e o sexto este ano. O caso mais recente ocorreu em Cariacica, na região metropolitana de Vitória. Por volta das 22h45m desta terça-feira, quatro homens armados invadiram um ônibus da Viação Satélite. Motorista e cobrador foram obrigados a descer. Em seguida, os criminosos espalharam gasolina no veículo e atearam fogo.

Os outros dois ataques aconteceram em Vitória e Vila Velha. Na noite de segunda-feira, na rodovia Serafim Derenzi, na capital capixaba, um homem armado entrou em um coletivo por volta das 23h50m. Depois de passar por três pontos de ônibus, o criminoso jogou um líquido no ônibus e ateou fogo. Cerca de 20 pessoas estavam dentro do veículo e tiveram que sair às pressas. Ninguém ficou ferido.

O caso de Vila Velha aconteceu no bairro Coqueiral de Itaparica, em um ônibus da viação Praia Sol. Três homens armados entraram no coletivo, que transportava pelo menos oito passageiros, e obrigaram o motorista a levar o veículo até a orla da praia. Ao chegarem no local, segundo contou o motorista, os suspeitos atearam fogo no coletivo e fugiram. Ninguém ficou ferido.

Os incêndios em três ônibus na Grande Vitória entre a noite desta segunda e desta terça-feira elevaram para seis o número de coletivos queimados este ano. Em janeiro, três ônibus foram queimados. Dois em Cariacica e um na Serra. Casos semelhantes já haviam acontecido em novembro de 2004, quando mais de dez ônibus foram destruídos em Vila Velha, Cariacica, Vitória e Serra. Nenhum dos crimes foi elucidado.

Os novos episódios de incêndios em coletivos na Grande Vitória voltaram a assustar motoristas e cobradores. No entanto, alguns cuidados estão sendo tomados. A orientação da diretoria da viação Satélite, última empresa prejudicada pelos incêndios a coletivos, é de que os funcionários, a partir das 20h, não deixem os veículos estacionados nos pontos finais dos bairros. Paradas em locais considerados perigosos somente para embarque e desembarque de passageiros. Os rodoviários não descartam paralisações-relâmpago para chamar a atenção da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.

A Polícia Militar informou, por meio da assessoria, que vai reforçar o policiamento no interior dos coletivos, principalmente à noite - horário de maior incidência de atentados contra ônibus.

O secretário estadual de Justiça Angelo Roncalli anunciou a instalação de equipamentos de segurança, como câmeras de video e aparelhos de raio-X, em algumas penitenciárias do Estado. Angelo Roncalli disse que a urgência na instalação de equipamentos de segurança e reparos não se deve somente à suposta ligação de internos aos atentados aos ônibus na Grande Vitória.

No entanto, essa suposta ligação motivou as reformas, anunciadas desde a posse de Roncalli. Além dos reparos, de acordo com o secretário, o helicóptero da PM sobrevoa diariamente presídios da Grande Vitória. Com estes instrumentos, segundo o secretário, será possível fiscalizar com mais precisão os pertences dos visitantes ou mesmo tudo o que é levado para dentro dos presídios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]