Juiz federal Sergio Moro ficaria empatado em segundo lugar com Marina Silva na eleição de 2018.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância, só perde para o ex-presidente Lula (PT), réu em processo penal derivado da operação, em um cenário da corrida presidencial de 2018.

CARREGANDO :)

De acordo com a pesquisa de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Datafolha, o petista ganha um quarto cenário, que envolve três candidatos do PSDB, com 24% das intenções de voto, contra 11% de Marina Silva (Rede) e Sergio Moro.

GRÁFICO: Veja como ficaria o cenário para a eleição de 2018

Publicidade

Esse cenário reúne os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra na mesma relação. Todos eles já foram citados em vazamentos de delação premiada da Operação Lava Jato.

O senador Aécio é o melhor colocado, na quarta posição, com 7% das intenções de voto. O governador de São Paulo, Alckmin, aparece na sexta colocação e o ministro de Relações Exteriores, Serra, é o sétimo, com 5% e 4% das intenções de voto, respectivamente.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) está entre Aécio e os tucanos paulistas, com 6% das intenções.

O cenário também inclui a celebridade televisiva Roberto Justus (2% nas intenções), numa alusão ao presidente americano eleito Donald Trump, e a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), com 1%. Ciro Gomes (PDT), 4%, Luciana Genro (PSol), 2%, Michel Temer (PMDB), 2%, Ronaldo Caiado (DEM), 1%, e Eduardo Jorge (PV), 1%, completam a lista.

Publicidade

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de julho, Sergio Moro avançou. Na ocasião, o juiz federal ocupava o quarto lugar, com 8% das intenções de voto, contra 10% do tucano, 14% de Marina Silva (Rede) e 22% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O juiz Sergio Moro já disse em algumas ocasiões que não pretende se candidatar em 2018.

Lula líder

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial em todos os cenários: contra Aécio Neves (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), José Serra (PSDB) ou os três juntos. Marina Silva (Rede) aparece na segunda colocação em todos os cenários – ela está empatada com Sergio Moro na pesquisa com os três tucanos juntos.

Bolsonaro tem menos rejeição que políticos citados na Lava Jato, aponta Datafolha

Leia a matéria completa
Publicidade

O ex-presidente também ganha nas simulações de segundo turno contra todos os tucanos: 38% x 34% contra Aécio, 38% x 34% contra Alckmin e 37% x 35% contra Serra.

Marina líder (no segundo turno)

Já Marina Silva (Rede) é a preferida dos eleitores em um possível segundo turno em todos os cenários, contra o ex-presidente Lula (PT) ou os três presidenciáveis tucanos: 43% x 34% contra Lula, 47% x 25% contra Aécio, 48% x 25% contra Alckmin e 47% x 27% contra Serra.

Ficha técnica

A pesquisa Datafolha de julho foi realizada nos dias 14 e 15 daquele mês, com 2.792 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016 com 2.828 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.