• Carregando...

O reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, amigo de cavalgadas matinais do governador Roberto Requião, está no PMDB há apenas três meses. Mas já é o postulante com mais chance de ser, de fato, o candidato do partido no ano que vem na disputa para prefeito de Curitiba. Ao menos isso é o que dizem assessores próximos do governador.

Moreira Júnior garante que quer ser candidato porque tem proposta para a cidade. E que, "Moreira é Moreira, Requião é Requião", sabendo separar e diferenciar o papel de cada um. "O Requião é um administrador público de grande capacidade e tem influência positiva em qualquer eleição. Mas nossa relação não é umbilical e há independência e individualidade."

Os projetos do reitor como candidato são focados na demografia e no zoneamento urbano. "Curitiba permite que haja, em seu território, 6 milhões de habitantes. O Ippuc (Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba) diz que, em 2018, a cidade pode ter 4 milhões de moradores. Mas vamos apenas multiplicar os problemas sem ter um projeto para a cidade e sem saber o que queremos ser no futuro? Não. O crescimento tem de ser ordenado e sustentável."

Pensando assim, sua primeira atitude como prefeito, se eleito, seria enviar à Câmara Municipal um projeto de lei de um novo zoneamento urbano. "Temos de rever isso urgentemente. Não dá para ficar correndo atrás dos problemas. Não podemos mais ficar reféns da especulação imobiliária", afirma Moreira Júnior, contando que já está com uma equipe trabalhando em suas propostas para o município. Ou seja, já está praticamente em campanha.

O reitor da UFPR também não poupa críticas à atual administração municipal. "O prefeito Beto Richa está fazendo um enorme esforço para ganhar a eleição no primeiro turno. Mas acho que haverá segundo turno, pois ele não tem projeto de futuro para a cidade."

Já quanto ao fato de ainda ser uma pessoa desconhecida de grande parte dos curitibanos, ele garante que isso não o preocupa. "O PMDB é um partido forte e que tem tempo de televisão. E o Cassio Taniguchi era desconhecido e virou prefeito."

(CCL)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]