• Carregando...
Primo distante de Richa, Abi é suspeito de ter participado da fraude em um contrato emergencial concedido pelo Departamento Estadual de Transportes Oficial | /
Primo distante de Richa, Abi é suspeito de ter participado da fraude em um contrato emergencial concedido pelo Departamento Estadual de Transportes Oficial| Foto: /

A Comissão de Mérito da Polícia Militar do Paraná aprovou há quatro anos a condecoração do empresário Luiz Abi Antoun com a maior honraria da instituição, a medalha Coronel Sarmento. A lista de agraciados está registrada no Boletim Geral da PM número 88, de 11 de maio de 2011. Abi Antoun é mencionado no documento como “assessor do governador”.

Outros relacionados para receber a medalha foram o próprio Beto Richa, a primeira-dama, Fernanda Richa, o então prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o então presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni. A proposição dos nomes foi feita pelo comandante geral da época, coronel Marcos Scheremeta, e deliberada “por unanimidade de votos” pela Comissão de Mérito da PM. Um dos integrantes da comissão é o atual comandante-geral, coronel César Vinícius Kogut.

Não há comprovação de que Abi foi efetivamente condecorado na mesma data que Richa. Existem diversos registros na Agência Estadual de Notícias do governo do Paraná sobre a cerimônia, mas nenhuma menção a Luiz Abi, em textos ou fotos.

Primo distante de Richa, Abi é suspeito de ter participado da fraude em um contrato emergencial concedido pelo Departamento Estadual de Transportes Oficial (Deto) à oficina Providence. Apesar de nunca ter tido cargo no governo, ele sempre foi considerado influente na gestão Richa. A licitação investigada pelo Gaeco foi realizada em dezembro e vencida pela Providence Auto Center, que o Ministério Público (MP) acredita ter Abi como proprietário – o dono oficial da empresa é Ismar Ieger, mas ele não teria autonomia para gerenciar o negócio. O contrato de seis meses é de R$ 1,5 milhão.

Abi chegou a ser preso no mês passado, na Operação Voldemort, comandada pelo MP. Desde a prisão dele, o governador vem tentando distanciar seu nome do de Abi. Segundo Richa, os dois mantêm apenas “relações sociais”.

Outro lado

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que a concessão a Abi foi feita “sob os critérios” do comandante-geral da época, coronel Marcos Scheremeta. “Neste caso específico, a medalha foi concedida pelo comandante-geral à época, hoje inativo, sob os critérios dele. Ressalta-se que Luiz Abi Antoun nunca ocupou um cargo no governo do estado”, diz a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]