Por volta de 1h da manhã, policiais guincharam os carros de som dos manifestantes.| Foto: Reprodução/APP Sindicato

A Polícia Militar (PM) entrou em confronto com os professores que estão acampados na frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na madrugada desta terça-feira (28). Por volta da uma hora da manhã, um grupo de policiais chegou à Praça Nossa Senhora de Salete com guinchos para rebocar dois caminhões de som usados pelos professores em sua comunicação.

CARREGANDO :)

Assembleia aprova em 1.ª votação o projeto que muda a Paranaprevidência

2ª discussão deve ocorrer nesta quarta (29), em meio a protesto de milhares de servidores

Leia a matéria completa
Publicidade

Para impedir a retirada, os professores se sentaram no chão para impedir o avanço da PM e a retirada dos caminhões. De acordo com os relatos, os policiais teriam usado spray de pimenta nesse momento. De acordo com a APP-Sindicato, quatro professores registraram boletim de ocorrência em razão da agressão e, no total, oito ficaram feridos. Os policiais conseguiram guinchar os caminhões.

Veja também
  • Deputados batem boca sobre cerco da PM
  • Pacote de ajuste fiscal também é aprovado
  • Professores esperam reunir 20 mil nesta terça-feira (28)

Às 6h horas da manhã, um outro caminhão de som providenciado pelos professores foi até o local. No entanto, o motorista e o passageiro foram ameaçados de prisão pelos policiais e acabaram desistindo de estacionar, conforme o APP-Sindicato.

“O caminhão de som é uma peça-chave para repassarmos informações e mensagens aos professores. Essa atitude truculenta mostra, mais uma vez, a posição antidemocrática do governo”, disse Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato.

Na manhã desta terça-feira (28), a orientação do sindicato aos professores que estão vindo de outras regiões do estado é que se concentrem na Praça 19 de Dezembro.

Publicidade

Por meio de sua assessoria de imprensa, a PM negou que tenha agido com violência. Além disso, afirmou que os caminhões de som estavam estacionados dentro do perímetro de isolamento determinado pela Justiça e por isso foram encaminhados foram ao pátio do Detran. Quanto ao caminhão que fez uma tentativa de estacionar às 6h, a PM disse que o veículo necessitaria de uma autorização especial devido a suas dimensões.

A página da APP-Sindicato no Facebook está reunindo vídeos da ação na madrugada.