Manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O diretor do instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, está em São Paulo acompanhando uma pesquisa de campo sobre as manifestações deste domingo (13). Por telefone, ele falou ao vivo com a reportagem da Gazeta do Povo e passou algumas de suas primeiras impressões sobre a manifestação.

CARREGANDO :)

De acordo com ele, não há uma mudança substancial no perfil do manifestante, mas as grandes dimensões do protesto devem ecoar no resto da sociedade nos próximos dias.

Segundo Hidalgo, um perfil preciso de quem saiu às ruas neste domingo só será possível após a tabulação dos dados, que será feita nos próximos dias. Ainda assim, a impressão é de que o perfil do manifestante é elitizado, com escolaridade e renda superior à média nacional.

Publicidade

Acompanhe as manifestações deste domingo (13) pelo Brasil

Pelo menos 400 municípios brasileiros têm atos convocados pelo movimento Vem pra Rua. A intenção é protestar contra a corrupção e demonstrar apoio à Operação Lava Jato

Leia a matéria completa

Ainda assim, isso não significa que a rejeição ao governo esteja somente neste extrato da população. “Pesquisas atuais mostram que cerca de 85% da população rejeita o governo. Assim, as manifestações de hoje devem ter eco na sociedade nos próximos dias”, diz. Além disso, o alto número de pessoas protestando em todo o país deve fortalecer o efeito simbólico desta manifestação para o resto da população do país.

Veja também
  • Chance de renúncia de Dilma é pequena, diz cientista político
  • Em Brasília, manifestação contra Dilma reúne 100 mil pessoas

De acordo com o diretor da Paraná Pesquisas, o número de manifestantes é bastante significativo, e o direcionamento contrário ao governo federal é bastante claro – não se trata, portanto, de uma passeata genérica contra a corrupção.

Além disso, há pouca demonstração de apoio a políticos de oposição. Assim, o perfil político só deve ficar claro após a tabulação dos dados da pesquisa. A única certeza é o apoio dos manifestantes ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. Segundo Hidalgo, chama a atenção o número de faixas, cartazes e máscaras homenageando o magistrado.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]