• Carregando...

Um recadastramento iniciado esta semana deve cortar em mais da metade o número de filiados do PMDB de Curitiba. Há 11.157 membros do partido atualmente na capital, segundo registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa de Doático Santos, coordenador do recadastramento e membro da comissão provisória que preside o diretório municipal, é de que o número de membros não ultrapasse os 5 mil depois do fim dos trabalhos.

O pente-fino nos filiados deve excluir aqueles que tiverem faltado a três convenções consecutivas sem apresentar justificativa. A eles será ofertada a possibilidade de se recadastrar ao partido, como se fosse um novo membro. O último recadastramento aconteceu há 10 anos e, segundo Santos, limou cerca de 20 mil filiados inativos.

Queda de braço

O processo acontece em meio a queda de braço entre duas vertentes do diretório municipal. Um lado é formado pelos que apoiam a candidatura do senador Roberto Requião às eleições do ano que vem e o outro se alinha ao governador Beto Richa (PSDB) e a sua reeleição. O controle do diretório de Curitiba é peça importante para as projeções de 2014.

Santos confirma que o recadastramento vai diminuir o número de eleitores, o que pode impactar nas eleições para a presidência do diretório municipal – que devem acontecer em dezembro. Mas evita dizer que a medida tem caráter político. "Vai diminuir o contingente de possíveis eleitores, mas isso não altera a correlação de força existente hoje. Nosso grupo é majoritário e será vitorioso", afirma.

Grupo ligado a Requião venceu as eleições para o comando do diretório municipal em julho. A votação sofreu questionamentos e, por fim, foi impugnada pela comissão executiva do PMDB no Paraná este mês. Agora, a direção do partido em Curitiba é dividida entre Santos, o deputado estadual Stephanes Junior, o ex-governador Orlando Pessuti, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, e Professora Maria Arlete Rosa – que foi quem apresentou o pedido de impugnação das eleições de julho.

A comissão provisória tem 90 dias para chamar novas eleições. Santos estima que o pleito deve ocorrer entre 10 e 15 de dezembro. O grupo vai apoiar a candidatura de Stephanes Junior. "Talvez ele [Requião] nem concorra, mas se concorrer nós seremos vitoriosos, com certeza", diz o membro da comissão.

Curiosidade

De acordo com Santos, o PMDB no estado tem membros "inusitados", como a mãe do prefeito Gustavo Fruet (PDT), a mãe do vereador Paulo Salamuni (PDT) e a esposa do ex-governador Paulo Pimentel. "Vamos entrar em contato para ver se elas querem continuar sendo filiadas, mas acho que nem elas se sentem confortáveis nessa situação", opina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]