• Carregando...

A RPC TV, afiliada da Rede Globo, não promoverá o debate de primeiro turno entre os candidatos à prefeitura de Curitiba inicialmente marcado para a próxima quinta-feira à noite. O motivo, segundo a RPC TV, foi a falta de acordo com os concorrentes.

De acordo com a legislação eleitoral, nos debates é obrigatória a participação de candidatos de partidos que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados. As legendas de todos os oito aspirantes à prefeitura da capital paranaense estão nesse caso, o que os daria o direito de participar do debate. No entanto, a RPC TV considerou que a presença de todos inviabilizaria as discussões, pois limitaria muito o tempo de resposta de cada debatedor.

Como não houve acordo com os candidatos de menor expressão na corrida – a lei permite essa negociação –, entendeu-se que seria melhor cancelar o debate. "A idéia era ter até seis concorrentes, mas como não houve acordo e a qualidade ficaria comprometida, optou-se pelo cancelamento", afirmou o coordenador do Núcleo de Eleições da RPC TV, Adailton Bittencourt.

Para o cientista político Fabrício Tomio, professor do Departamento de Direito Público da UFPR, a legislação é equivocada, pois não contribui efetivamente para um debate de qualidade. "A regra dificulta o debate até porque são muitos os partidos que têm representatividade na Câmara. Isso permite a participação daqueles que não têm viabilidade, entre eles os 'laranjas', que estão lá só para bater em outro concorrente", argumenta. Tomio, no entanto, não concorda com o cancelamento do debate na tevê, entendendo que ele deveria ocorrer mesmo assim.

Outras cidades

A falta de acordo entre candidatos resultou no cancelamento de debates a serem veiculados pela RPC TV em Maringá e Londrina. Em Cascavel, também não haverá confronto entre os candidatos à prefeitura, mas por motivo diverso. Os debates, no entanto, foram mantidos em Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá, e serão realizados no dia 2 de outubro, depois da novela A Favorita.

Além do Paraná, a Globo também cancelou debates por falta de acordo entre os concorrentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]