• Carregando...
 |
| Foto:

Numa votação às pressas, deputados federais e senadores derrubaram proposta que traria mais transparência para os gastos públicos. Por acordo feito entre base e oposição, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi modificada, retirando trecho que determinava a divulgação na internet de nomes, cargos e salários de funcionários dos três poderes. A manobra ocorreu quarta-feira à noite no Congresso. Em julho passado, a medida havia sido in­cluída e aprovada na LDO pelo relator Welligton Roberto (PR-PB) e começaria a valer partir de janeiro de 2010. Anteontem, no entanto, em meio à votação de outras inúmeras propostas de créditos suplementares, os congressistas resolveram retirar a mudança e voltar ao texto original do Executivo – que não previa a divulgação na internet.

Alívio

Alívio no ninho tucano após o anúncio do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de desistir da pré-candidatura à Presidência. Os caciques do PSDB temiam que uma disputa entre o mineiro e o governador paulista, José Serra, pudesse atrapalhar os planos do partido em reconquistar o comando do país. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso elogiou a decisão de Aécio. Em nota, FHC disse que o gesto do governador "demonstra generosa compreensão do momento político".

Deixa pra depois

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) conseguiu adiar para o ano que vem a votação do projeto de lei do novo Código de Processo Penal. Simon e outros parlamentares alegam que a proposta merecia ser melhor debatida por causa da sua complexidade. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), criticou o adiamento da votação e lamentou a falta de quórum em plenário, que inviabilizou a apreciação do projeto. Ele refutou afirmações de que a matéria seria votada às pressas neste fim de ano.

Mais denúncia

A Câmara de Londrina está envolvida em mais um escândalo. O Ministério Público Eleitoral está investigando o vereador Joel Garcia (PDT) sobre uma suposta compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008. Duas listas com nome de pessoas que teriam recebido para votar em Garcia foram encontradas com cabos eleitorais do vereador. Cada voto no pedetista valia entre R$ 20 e R$ 30. Garcia foi o 12.º mais votado, recebendo 2.370 votos.

Afastado

Justiça concedeu liminar pedida pelo MP e afastou o prefeito de Sarandi, no Noroeste do estado. Milton Martini (PP) estava no cargo há 11 meses e responde a 36 inquéritos por diversas irregularidades. Quatro assessores comissionados foram afastados.

Telemarketing

Foi aprovado quarta-feira o Projeto de Lei 656/09. de autoria do deputado Nelson Justus (DEM). que permite que jornais voltem a usar o telemarketing para vender assinaturas. O projeto altera a Lei 16.135 que proibia as ligações para clientes.

"O que posso garantir é que muita gente gostaria de estar, a esta altura, na posição que ela (a ministra Dilma) ocupa nas preferências dos eleitores. Acredito que venceremos as eleições porque temos uma candidata de grande qualidade."

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, mostrando otimismo na candidatura da ministra em entrevista a jornais europeus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]