• Carregando...

A Mesa Diretora do Senado se reúne na manhã desta terça-feira para decidir o destino das duas representações protocoladas na semana passada pelo PSOL: uma contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a outra contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), já admitiu a possibilidade de a Mesa suspender os processos. Embora tenha negado os rumores de que estaria sendo articulado um acordo para arquivar pelo menos o processo contra Azeredo, para facilitar a aprovação da CPMF no Senado , ele confirmou que a Mesa pode encaminhar esses novos processos em outra ocasião:

- Isso evitaria um aglomerado de casos de denúncias e notificações.

Sem pisar no Senado desde o último dia 11, quando formalizou sua licença da presidência da Casa, Renan arrumou nesta segunda-feira um pretexto para ficar afastado por mais dez dias: encaminhou à Secretaria Geral da Mesa um pedido de licença médica para fazer exames. Isso deverá suspender a tramitação dos processos no Conselho de Ética, atrasando ainda mais o desfecho sobre a cassação.

A sexta representação contra Renan solicita a investigação da denúncia de que ele teria apresentado emenda de R$280 mil para uma empresa fantasma. A KSI Consultoria e Construções Ltda, que teria como dono o ex-assessor de seu gabinete no Senado Vitor Nazário Mendonça Gomes da Silva. A emenda seria liberada depois da assinatura de um convênio da prefeitura de Murici, comandada por Renan Filho - filho do senador alagoano - para financiar a suposta construção de 28 casas.

Já a representação contra Azeredo pede a investigação de sua participação no chamado valerioduto mineiro, que teria arrecadado recursos para o caixa dois de sua campanha à reeleição para o governo de Minas em 1998.

Ao admitir a possibilidade de a Mesa Diretora do Senado sobrestar (congelar) as novas representações do PSOL, Tião Viana lembrou que essa é uma prática comum em tribunais.

- Isso não afeta em nada a integridade e as prerrogativas de quem denuncia ou é denunciado. Eu penso que não (pegaria mal) se for essa decisão da Mesa (de sobrestar). Não há prejuízo de tempo, o julgamento não atrasa por um dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]