Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polícia federal

Tarso diz que não vai acelerar inquérito de Protógenes após convite do governo

Delegado da PF foi convidado para cargo no Ministério do Esporte. Ele responde a processos administrativos na PF por supostos abusos

O ministro da Justiça, Tarso Genro, garantiu nesta terça-feira (15) que a Polícia Federal não irá agilizar o andamento do inquérito a que o delegado Protógenes Queiroz responde para que ele possa ser transferido para o Ministério do Esporte. Protógenes depende da investigação para que possa assumir cargo na futura Secretaria do Futebol, para o qual foi convidado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. Ele aguarda pedido de transferência da PF para o ministério.

"Não há a menor possibilidade de fazermos isso [adiantar a análise da investigação na PF], porque os inquéritos têm um ritmo próprio imposto pela Corregedoria", disse Tarso. Protógenes responde a processos administrativos na Polícia Federal por supostos abusos cometidos durante a operação Satiagraha, como grampos feitos sem autorização judicial e vazamento de informações sigilosas.

Ao G1, na segunda-feira (14), o delegado disse aguardar uma decisão do Ministério da Justiça sobre o pedido de transferência dele para a Secretaria do Futebol, que aguarda aprovação no Congresso Nacional para ser criada. Protógenes se filiou recentemente ao PCdoB, mesmo partido do ministro do Esporte, Orlando Silva.

O delegado ficou conhecido por liderar a operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o mega-investidor Naji Nahas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.