Ailton Araújo, presidente da Câmara, ao lado de Julieta Reis, que teria tido o voto fraudado.| Foto: Diego Antonelli/Gazeta do Povo

A vereadora Julieta Reis (DEM) protocolou na Mesa Diretora da Câmara de Curitiba, durante a sessão desta terça-feira (05), a denúncia contra o vereador Valdemir Soares (PRB). O parlamentar é suspeito de fraudar o voto de Julieta em uma das emendas vinculadas ao projeto de lei que concede reajuste aos servidores de Curitiba, aprovado na última quinta-feira (31). Se for considerado culpado, Valdemir poderá perder o mandato legislativo. O trâmite do processo pode levar cerca de 45 dias. O vereador, que havia prometido mostrar vídeo para desmentir a acusação, não compareceu à sessão.

CARREGANDO :)

Confira o vídeo da suposta fraude no voto.

Publicidade

Segundo o regimento interno da Câmara, “fraudar, por qualquer meio ou forma, o regular andamento dos trabalhos legislativos para alterar o resultado de deliberação” é incompatível com o decoro parlamentar e punível com a perda do mandato. “A denúncia é grave e, se for comprovada, implicará em cassação de mandato”, afirmou o presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC).

Segundo ele, a Mesa aceitará a denúncia e imediatamente encaminhará a documentação para a Corregedoria da Casa. “De imediato, a Corredoria deve se manifestar e nas próximas sessões virá para que os vereadores aceitem ou não aceitem. Aceitada a denúncia, serão sorteados três vereadores que irão formar a Comissão Processante”, explica. Dentro dos prazos regimentais, com ampla defesa, o processo será encaminhado para ser votado pelos vereadores.

Apesar não querer se manifestar sobre a suposta fraude, Araújo rechaçou a justificativa de Valdemir, em entrevista à RPC TV, de que o aparelho de votação pisca nos momentos em que não há votação. “Me engana que eu gosto. Fica piscando enquanto o vereador não registra seu voto. Julieta Reis sequer estava em sua bancada. De onde surgiu esse voto? Cabe à Câmara investigar”, afirmou.

Segundo ele, não há chance de cancelar a sessão. “Julieta pediu anulação de seu voto, mas isso não irá alterar o resultado”, disse o presidente.

A vereadora Julieta Reis voltou a afirmar que não compareceu à sessão do dia 31 e, portanto, não votou. “Fiquei surpresa com a situação. Não vou acusar ninguém. Mesmo que as imagens pareçam claras. Vou protocolar a denúncia para que tudo seja apurado de maneira técnica e conforma consta no regimento da Câmara”, ressaltou.

Publicidade