• Carregando...
 | Nelson Jr./STF
| Foto: Nelson Jr./STF
 |

Pinga-fogo

José Cruz/ABr

"Criar um imposto é mais difícil politicamente."

Romero Jucá, líder do governo no Senado, sobre a possibilidade de se criar um imposto no Brasil para financiar a Saúde

O ministro do STF Joaquim Barbosa (foto) retornou ao trabalho na quarta-feira, após ter ficado 76 dias de licença médica. Ele se recuperava de uma cirurgia no quadril, realizada em 15 de junho. Desde 2007, Barbosa sofre com dores na região do quadril e na lombar. O ministro está trabalhando no gabinete, mas só volta às sessões plenárias na próxima semana. Barbosa é o relator do mensalão, cujo julgamento no STF deve ocorrer em 2012. O inquérito foi aberto em março de 2007, para aprofundar as investigações sobre a origem do dinheiro do esquema e seus beneficiários. São réus no processo 36 políticos e empresários, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoíno.

Apoio a Dirceu

Convocado para debater a reforma do estatuto do PT, o 4.º Congresso do partido receberá, no domingo, uma moção de desagravo ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (foto). O texto será apresentado por um grupo de petistas como "solidariedade" a Dirceu. Réu no processo do mensalão, o ex-ministro foi definido em reportagem da revista Veja, no fim de semana, como chefe de uma "conspiração" contra o governo Dilma Rousseff.

Para pensar...

"Quem pagou a minha viagem foi a Assembleia (...). E o valor estará no Portal da Transparência. Podem ter certeza absoluta, eu não seria irresponsável de fazer uma viagem que não trouxesse resultados muito maiores do que minhas despesas."

Valdir Rossoni, presidente da Assembleia paranaense, justificando ida à Europa no grupo liderado pelo governador Beto Richa.

Golbery

Uma homenagem de políticos ao general Golbery do Couto e Silva (1911-1987), um dos principais nomes da ditadura militar, provocou revolta no Rio Grande do Sul. O centenário de nascimento de Golbery, no último dia 21, foi lembrado pela prefeitura de Rio Grande (a 311 km de Porto Alegre), onde ele nasceu, com uma cerimônia e um projeto de monumento na praça central. O prefeito Fábio Branco (PMDB) disse na ocasião, ao lado de oficiais militares, que Golbery prestou "muitos serviços" à terra natal.

PSD

O PSD já tem diretórios em nove estados reconhecidos pelos respectivos TREs. Com as decisões dos tribunais do Rio de Janeiro e de Mato Grosso ontem, o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, anunciou que a nova legenda cumpriu a exigência de estar organizada em no mínimo um terço das 27 unidades da federação para ser reconhecida legalmente como um partido nacional. A Justiça Eleitoral do Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia e Piauí já haviam reconhecido os diretórios do PSD.

Briga antecipada

Na tentativa de fazer um contraponto às movimentações políticas do ex-presidente Lula em São Paulo, o PSDB paulista terá Fernando Henrique como principal estrela das inserções estaduais do partido em setembro. O convite para FHC aparecer nos programas faz parte de uma estratégia do partido de recuperação do legado do ex-presidente com o eleitor. Já Lula avalia que a consolidação do projeto de poder do PT passa pela derrota dos tucanos em seu reduto eleitoral, o estado de São Paulo, governado pelo PSDB desde 1995.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]