• Carregando...
O medo nosso de cada dia
| Foto: Reprodução/Vaticano

Um dos aplicativos de celular mais populares do mundo é uma versão gratuita da Bíblia evangélica chamado YouVersion, um hit criado pelo pastor americano Bobby Gruenewald que já conta com mais de 2 mil versões e traduções. Desde seu lançamento, em 2008, foram mais de 450 milhões de downloads e ao menos 60 milhões de celulares contam com o aplicativo instalado e em uso atualmente. Para um aplicativo religioso num mundo supostamente secular, é quase um milagre.

O ano de 2020 foi particularmente especial para os desenvolvedores do YouVersion, registrando um aumento de 80% no total de buscas de citações, capítulos e versículos em relação ao mesmo período anterior, quebrando recordes de uso e leitura. Foram 43,6 bilhões de capítulos lidos, 7,5 bilhões de áudios reproduzidos e 1,4 bilhão de planos de leitura bíblica iniciados. A versão para crianças do aplicativo também bateu todos os recordes no ano passado.

O versículo tradicionalmente mais procurado e lido neste e em aplicativos similares é uma declaração de fé, que resume um dos pilares do cristianismo: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3,16). Mesmo que a salvação não se encerre unicamente na fé, nada impede que o trecho seja contextualizado e aceito por todos os fiéis leitores do aplicativo.

O segundo trecho bíblico mais popular é profundamente motivacional: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29,11). Fé, esperança, conforto e motivação para seguir em frente, mesmo nas adversidades, é uma das buscas tradicionais dos fiéis nas Sagradas Escrituras, como se vê nestes versículos mais populares, o primeiro do Novo Testamento e o segundo do Antigo. É mais uma prova da harmonia entre ambos os livros sagrados e da relação dos cristãos com seu Pai eterno, misericordioso e protetor.

O aumento do uso destes aplicativos bíblicos não é surpreendente num ano em que há uma pandemia que mata diariamente aos milhares, tranca as pessoas em casa e acaba com algumas de nossas certezas mais arraigadas e sólidas. Mas há uma novidade que merece destaque: o trecho mais popular do YouVersion em 2020 não foi nenhum dos anteriormente citados e é um indício da mudança de humor do planeta.

O campeão de audiência, neste ano que passou, é uma frase de um profeta hebreu que teria vivido sete séculos antes de Jesus Cristo, uma das figuras mais interessantes e enigmáticas do Velho Testamento: Isaías. Um dos mais referenciados quando se busca previsões da chegada do Messias no Antigo Testamento, Isaías viveu uma das épocas mais conturbadas de Jerusalém, quando a cidade foi sitiada e atacada violentamente pelos assírios. Ele tinha todos os motivos para não ter esperanças, mas seu chamado falou mais alto.

O versículo mais popular de 2020, segundo os mantenedores do YouVersion, é este: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41,10). Se os aplicativos bíblicos, desde seu lançamento há mais de 10 anos, costumavam ser fonte de fé, esperança e motivação para o futuro, agora servem de refúgio para quem tem medo. Estamos com medo e é preciso tratar deste tema com a seriedade que ele merece.

O grande profeta, que está separado de nós por quase três milênios, começa seu versículo assegurando que não há motivo para temer porque Deus está com você, uma frase repetida logo na sequência como ênfase. E como se dá essa proteção? Deus, segundo Isaías, dá forças e ajuda quem tem fé, uma união que vai além de meras palavras de incentivo.

Segundo Isaías, Deus segurará você com sua “mão direita vitoriosa”, compreendendo e se solidarizando com seu medo na sua infinita misericórdia, mas também fazendo o mais carinhoso dos gestos que é segurar sua mão enquanto você passa por esse que é dos períodos mais desafiantes e duros da existência humana nas últimas décadas.

Em tempos como estes, não bastam mensagens de conforto, por mais importantes que sejam, é preciso ativamente estar ao lado e ajudar, amparando se for preciso, para que quem tem medo siga caminhando. Numa época em que o termo “fobia” foi banalizado para os usos políticos mais rasteiros, é importante lembrar que o medo é real e você tem responsabilidades claras na proteção física, emocional e espiritual de quem ama.

Você não precisa ser cristão para entender que é um momento de solidariedade ativa, positiva, de entender as necessidades urgentes de quem está perto, de se irmanar com quem está mais precisando, agindo mais e sinalizando menos. Deus, por intermédio de Isaías, lembra que nas crises não basta fé, é necessário que sua obra seja efetivamente realizada aqui na Terra, é preciso “ajudar e fortalecer” o próximo dando as mãos. Literalmente.

Há muita gente no mundo precisando de você agora, hoje, neste instante. Por isso, não tenha medo e não deixe que o medo se espalhe ainda mais. Saia da zona de conforto e mãos à obra. O mundo precisa de uma mãozinha. De um jeito ou de outro, você será recompensado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]