Nova temporada de The Crown mostra o desastre de Aberfan, que ocorreu nos anos 1960| Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo

Desde a noite da última terça, a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump parecia irreversível. A despeito das denúncias de fraude eleitorais, não totalmente sem indícios, o desafiante deve ser empossado no próximo 20 de janeiro. A Casa Branca deve voltar a ser azul.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

A trajetória do bilionário empresário e ex-astro de TV, primeiro presidente que nunca tinha exercido cargo público ou podia ostentar uma sólida carreira militar, que teve uma candidatura desprezada e ridicularizada até a vitória em menos de dois anos, nunca deixará de ser surpreendente. Ela marcou o momento histórico do início da “era populista” em 2016, junto com o plebiscito que aprovou o Brexit poucos meses antes. Nada mais seria como antes.

Trump obteve sucessos inegáveis na economia, com reflexos positivos especialmente nas camadas de mais baixa renda e desempregados. Seus resultados em política externa, como a vitória sobre o nefasto Estado Islâmico, seu notório apoio a Israel, os recentes acordos de paz promovidos no Oriente Médio e, claro, não ter começado uma única guerra, serão sempre menções estelares de seu currículo presidencial. Há muito do que se orgulhar.

Publicidade

O 45º presidente americano foi também o mais velho a ocupar o cargo até Joe Biden, aos 78 anos, quebrar seu recorde no início do ano que vem.

O magnata da construção civil, entre outros empreendimentos, é dono de uma fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões e terá um final de vida confortável. Natural e morador de vida inteira de Nova York, Trump já deu sinais que, após o término de seu mandato, mudará para sua mansão cinematográfica em Palm Beach (Flórida), estado que deu duas vitórias eleitorais a ele. O “estado ensolarado” é um destino comum para aposentados.

Antes da pandemia do novo coronavírus, Trump parecia dar sinais de que caminhava para uma reeleição tranquila. Além de resultados inegáveis para apresentar, continuava o mesmo líder energético e carismático, focado e incrivelmente produtivo, pronto para dar mais quatro anos de crescimento e pujança econômica para o país mais rico do mundo, mesmo enfrentando uma das mais ferozes forças oposicionistas da história. Só faltou combinar com o vírus, que fez da América seu maior playground.

Nenhum país registrou tantos casos e tantas mortes por Covid-19 como os Estados Unidos. Nenhum estado foi tão atingido como Nova Iorque, seu local de origem e com o qual teve inúmeras dificuldades de coordenação de esforços para combater e prevenir a doença, tanto pela oposição radical do governador Andrew Cuomo quanto pelo prefeito da sua cidade mais importante, Bill de Blasio, ambos do Partido Democrata e inimigos ferrenhos de seu governo.

Trump tinha 20 anos de idade quando 116 crianças e 28 adultos foram soterrados na vila de Alberfan, País de Gales, numa das maiores e mais traumáticas tragédias da história britânica, episódio que todo fã da série “The Crown” (Netflix) com certeza há de lembrar. As lições de Alberfan são eternas e deveriam servir de reflexão para qualquer líder, especialmente os que não são ou não aparentam ser naturalmente empáticos ao sofrimento alheio, especialmente em casos que provocam comoção nacional.

Publicidade

O deslizamento de resíduos de uma mina de carvão cobriu parte da aldeia em questão de minutos. A Escola do condado de Pantglas foi uma das mais atingidas, tirando a vida de dezenas de crianças e professores em pleno horário escolar em 21 de outubro de 1966. Foi tudo tão rápido que, no momento da tragédia, dificilmente haveria tempo para fuga.

A rainha Elizabeth II foi prontamente avisada e enviou seu marido, o príncipe Phillip, para o local. Seu cunhado, Lorde Snowdon, também seguiu para Alberfan por conta própria, depois relatando que tinha sido a coisa mais horrível que viu na vida. A rainha demorou oito dias para visitar o local, o que marcou sua biografia para sempre.

Elizabeth II fez o que parecia mais racional a ser feito, já que o local estava caótico logo após a tragédia e sua presença poderia causar ainda mais confusão e atrapalhar o trabalho de resgate das vítimas. Quando finalmente apareceu, foi bem recebida pelos moradores e o episódio marca um dos únicos momentos em que a rainha foi vista chorando em público.

Os biógrafos de Elizabeth II dizem que a demora a visitar Alberfan é um dos maiores arrependimentos da sua vida, mesmo que os moradores tenham, em geral, concordado que uma visita durante os dias anteriores não seria adequada. Ela voltou mais quatro vezes à vila e, no 50º aniversário da tragédia, enviou uma mensagem aos seus habitantes com condolências e garantindo que o acontecimento nunca saiu dos seus pensamentos e da sua família.

Durante a atual pandemia, Trump tomou medidas perfeitamente defensáveis, mas pode ter sido pouco eficiente em mostrar empatia e solidariedade aos infectados e às famílias dos mortos, especialmente nos dois debates televisivos dias antes da eleição. Seu foco excessivo na economia e na reabertura do país, ainda em meio à crise, podem ter feito a diferença numa eleição decidida com margens tão apertadas.

Publicidade

Trump é um vencedor e foi um bom presidente. Ele trabalhou incansavelmente por seu país e é, inegavelmente, um patriota. É possível que visitar uma certa vila no distante País de Gales, bem como compreender o papel correto de um líder numa tragédia nacional, poderiam ter sido úteis para sua manutenção no cargo. Ou ao menos ter visto o respectivo episódio da terceira temporada da série “The Crown”.

O presidente laranja pode ter vencido diversos e inimagináveis desafios, mas é possível que tenha sido derrotado por um inimigo invisível que continua matando aos milhares na América e no mundo. As vozes de Alberfan, mesmo soterradas por 40.000m3 de lama há 55 anos, ainda assombram os luxuosos salões dos líderes de todo mundo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]