i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Alexandre Garcia

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Ver perfil
Contraria Gênesis

Estranhar a Campanha da Fraternidade é levar a religião a sério

  • PorAlexandre Garcia
  • 15/02/2021 22:13
Campanha da Fraternidade 2021.
Campanha da Fraternidade 2021.| Foto: Divulgação

Sobre a polêmica Campanha da Fraternidade de 2021, o arcebispo militar Dom Fernando, que possui, também, o posto de general de divisão, mandou um comunicado a todos os capelães militares: que não sigam a Campanha da Fraternidade, nem contribuam para ela.

A contribuição do Domingo de Ramos vai para obras assistenciais e sociais ligadas à pregação religiosa militar. É o que causou estranheza, pois há coisas lá que contrariam o livro de Gênesis, abordando essa história de ideologia de gênero, questões de aborto, etc. Aqueles que levam a religião a sério também estranharam tanto quanto Dom Fernando.

Supremo é o único que não aceita crítica

O Congresso Nacional, deputados, senadores, vereadores, prefeitos, governadores, o presidente, todos sofrem críticas e, muitas vezes, críticas pesadas e diárias. E tudo bem. A vida continua. Essa é a democracia. O único que não aceita críticas é o Supremo.

Há, por exemplo, um tuíte de 2018 do general Villas Bôas, de quando ele ainda era comandante do Exército. Na publicação, ele sequer cita o Supremo, mas repudia a impunidade e exige respeito à Constituição, à paz social e à democracia. O exército se mantém atento às suas missões institucionais. Mas o ministro Fachin, ao que parece vestindo a touca, afirmou que aquilo era "inadmissível, intolerável, inaceitável". Isso é, está praticando a intolerância. Quem pratica a intolerância não aceita crítica. Isso não tem nada a ver com a democracia.

Afinal, não surpreende, depois do processo das fake news, em que o Supremo se declara a vítima, o investigador, o denunciante, o juiz, o executor. Não sei como os professores de direito vão explicar isso nas faculdades. Tudo isso [as medidas tomadas pelo STF] foi feito com base no regimento interno, mas contrariando a Constituição, é claro.

Legislar sobre mar territorial

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul também não leu a Constituição, nem mesmo possui uma Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porque tentou legislou sobre o mar territorial. E, como sabemos, o artigo 20º da Constituição estabelece que "são bens da união" o mar territorial. A União recorreu ao Supremo, que apontou para a Constituição, que, por sua vez, estabelece que não se pode legislar sobre isso.

Foi proibido pescar camarão na costa. A ligação que se faz é que as redes de camarão prejudicam a fauna. Porém, também não sabem que essas redes obsoletas já estão "caindo fora". A Secretaria da Pesca está incentivando, trabalhando, gastando um dinheirão para promover um programa de redes especiais modernas, que só pegam camarão. Que deixemos escapar tartarugas e outros animais marinhos.

Marinha e PF apreendem barco com cocaína

Por falar em marinho, o navio patrulha da Marinha capturou, a 270 quilômetros da Costa do Nordeste, um veleiro catamarã, com cinco brasileiros levando cocaína para a Europa. Sabe-se lá quantas viagens ele já havia feito antes de ser capturado.

Foi um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, a Divisão de Narcóticos dos Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, e a ação final da Marinha. A Marinha levou todo mundo preso para o Recife. É a Marinha fiscalizando a Amazônia azul.

Tecnologia na Amazônia

E na Amazônia Verde, em três semanas haverá satélites fazendo a cobertura de cada metro quadrado da Amazônia. Não só percebendo o subsolo, mas também fiscalizando cada chama, cada machadada, cada serra, e avisando ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica para atuarem.

Agora, a tecnologia mais avançada do mundo está destinada a proteger a Amazônia. Por coincidência, vai possibilitar o encontro entre o presidente Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, que em sua campanha eleitoral criticou o Brasil por causa da Amazônia.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcelo S.

    ± 24 horas

    Parabéns Alexandre Garcia! Como sempre seus artigos muito informativos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Antonio Martins da Silva

      17/02/2021 13:53:25

      O SUPREMO TODOS JÁ CONHECEM SUAS INTENÇÕES E OBJETIVO FINAL. SÓ O TEMPO NOS LIVRARA DESSA GESTÃO ATUAL. QTO A IGREJA CATÓLICA É DE SE LAMENTAR QUE PARTE DO EPISCOPADO TENHA ADOTADO ESSA LINHA COMUNISTA COMO PROTAGONISTA DE SUA LINHA DE ATUAÇÃO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        LULA CACHACEIRO

        17/02/2021 12:46:59

        STF é uma vergonha nacional ... ninguém ali esta por mérito ...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Milene

          17/02/2021 0:58:35

          É mesmo uma Campanha muito estranha. Os católicos estão estranhando muito essa Campanha da Fraternidade da CNBB.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Edmea

            16/02/2021 20:56:01

            O STF nao aceita críticas... a respeito do tuite do Gal. Vilas Boas, disse o ministro Fachin: "Anoto ser intolerave e inaceitável qualquer forma de pressão injuridica (?) sobre o Poder Judiciário". Nós, o povo, também "anotamos" ser intolerável a pressão do STF sobre o Executivo; a sanha persecutoria desse mesmo STF aos jornalistas cujas vozes querem calar; a reversão da Jurisprudência sobre a prisão em 2a instância, que fora firmada pelo próprio Supremo, etc., etc. Nós, o povo, vamos continuar anotando...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              16/02/2021 20:48:03

              AG, na DE 14.02, você fez referência a 2 mortes por covid de pessoas que há POUCOS dias tinham sido vacinadas. Qual a relação entre as mortes e as vacinas? Todos sabemos que, no caso da coronavac, ela produz efeitos imunizantes a partir do 28. dia da vacinação. >>>> "O levantamento aponta que a resposta imunológica ocorreu dentro de 28 dias após a primeira dose da vacina, sendo necessária uma segunda injeção após 14 dias. Os efeitos colaterais observados foram leves e desapareceram em até 48 horas. Dor no local da aplicação foi o mais relatado pelos participantes." gazetadopovo.com.br/voze…canha-cerveja-militares

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • E

                Emiliano augusto bastos coutinho

                18/02/2021 3:11:26

                E até 2022 !!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • E

                Emiliano augusto bastos coutinho

                18/02/2021 3:10:43

                Ninguém sabe ao certo NADA , já começa por aí ...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • B

              BP

              16/02/2021 20:44:52

              Apontamentos maduros, objetivos e inteligentes, como sempre.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                16/02/2021 20:15:13

                Alexandre Garcia, o governo federal quer liberar pesca de arrastão no litoral do Rio Grande do Sul?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • E

                  Emiliano augusto bastos coutinho

                  18/02/2021 3:11:44

                  Até 2022 !!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Maria Regina CocolisceVieira

                16/02/2021 20:00:33

                E a CNBB ficou calada, aceitar isso . Já cobrei do meu pároco que é cônego aqui e dos padres das Foranias. Obrigada.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • M

                  Milene

                  17/02/2021 0:59:37

                  A CNBB não 'aceita' isso. A CNBB promove isso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Maria Regina CocolisceVieira

                16/02/2021 19:55:55

                Sou católica praticante ,procuro conhecer a minha religião ,participando na minha paróquia,participo de estudos,cursos ministrados na curia aqui em Campinas ,sou ministra da Eucaristia , enfim muito atuante, e estou indignada e perplexa com a passividade da igreja sem se posicionar e cobrar sobre essa campanha da fraternidade que foi elaborada pelo Conic que nada mais é cria das igrejas evangélicas que usurparam uma coisa que sempre foi da igreja católica e que ecumenismo sempre foi pra nós e eles agora usando uma coisa nossa que siquer não fala de Nossa Senhora e muito ambasan fala do Papa e a igreja se calou e deixou " esses" que se acham acima de qualquer suspeita falar de Ecumenismo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • V

                  Verit

                  16/02/2021 18:36:22

                  E o Presidente da CNBB não vai dizer nada???? Nunca vi tamanha covardia e omissão!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    SERGIO RODRIGUES MARTINS

                    16/02/2021 14:40:45

                    Informações de qualidade! Obrigado Alexandre Garcia!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      All Jr

                      16/02/2021 13:11:28

                      Parabéns Alexandre! Sucesso!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MOMENTO

                        16/02/2021 12:57:20

                        Se o STF tomasse para si um décimo do que exige dos demais poderes, estaríamos em bom caminho. As excelências não se constrangem ao chamar o Ministério Público de quadrilha, legislar sobre temas que os deputados e senadores preferem adiar, tecer críticas a membros do executivo e até denegrir imagem de ministro - obviamente a mídia não se importa com esse comportamento tóxico e contra a democracia porque o STF agrega ao discursos de parte da imprensa. Se isso não é antidemocrático não sei o que é.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz

                          16/02/2021 12:24:17

                          Sempre é bom repetir: "os cães ladram e a caravana passa", eheheh.... E como dizia Ibrahin Sued: Ademã que eu vou em frente"

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            AMAURI

                            16/02/2021 11:55:20

                            Campanha para o "gado" tomar toda cloroquina rápido, senão vai ter que enfiar tudo no . . .

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            6 Respostas
                            • E

                              Emiliano augusto bastos coutinho

                              18/02/2021 3:08:46

                              Não têns ...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              16/02/2021 16:55:53

                              AIMIMIMI: ah, ah, elas estão descontroladas, ah, ah, elas estão descontroladas.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              16/02/2021 14:25:18

                              Adoradores do Bozo cobrando educação? Vá a . . .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ARI

                              16/02/2021 13:39:57

                              O SEU AMAURI ESTA FALTANDO AQUELA EDUCAÇÃO. OU TEUS PAIS NÃO ENSINARAM.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              16/02/2021 13:15:54

                              Tá acostumado a esconder a banana do Bozo, lmbecil?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              16/02/2021 12:40:44

                              Campanha para o AIMIMIMI fazer aquele truque de mágica de esconder rapidamente uma bisnaga de mortadela em alguma parte do seu corpo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • I

                            IvoHM

                            16/02/2021 11:20:50

                            Bom dia, Alexandre. Cheguei cedo. Vamos aguardar a turma do Ódio do Bem acordar e começar a diversão.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            5 Respostas
                            • E

                              Emiliano augusto bastos coutinho

                              18/02/2021 3:09:51

                              Mais um maluco por aqui ..além de " Freitas " obviamente .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              16/02/2021 16:57:14

                              AIMIMIMI: O ilusionista. Em que parte do seu corpo ele escondeu a bisnaga?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              16/02/2021 13:16:32

                              Ivona Candonguinha.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              16/02/2021 12:37:35

                              Bem que gostaria, AIMIMIMI. Mas daqui onde estou, só consigo ver a Ilha de São Francisco do Sul no horizonte.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              16/02/2021 11:54:10

                              Não foi passear de barco com Bozo, CHUPÃO?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.