O presidente reeleito de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa| Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que a China já providenciou o embarque dos insumos para a produção da vacina coronavac, no Instituto Butantan. O pedido foi feito por João Dória.

Entre os ministros envolvidos nos pedidos das vacinas para o Brasil, está Teresa Cristina. Isso porque a ministra da Agricultura tem uma boa relação com a China devido às importações do agronegócio brasileiro.

Publicidade

O imbróglio da Sputnik V

Depois do pedido do governo da Bahia de liberar o uso da Sputnik V, a vacina russa, no país, a Anvisa alertou que não pode autorizar o uso de um imunizante sem testes prévios no Brasil e o aval dos técnicos da agência.

É preciso haver testes em brasileiros, não adianta fazer teste em russos que vivem em um local com condições climáticas, alimentação, entre outras coisas que são diferentes, que o resultado não será necessariamente o mesmo.

Como o pedido da Bahia foi direcionado ao STF, a resposta da Anvisa também foi direcionada à Corte. Será que estão pensando que o Supremo também é um agente sanitário?

Lembrando que a Bahia está em terceiro no ranking dos estados que mais aplicaram o imunizante na população. O primeiro é São Paulo e o segundo Rio Grande do Sul. Ou seja, uma quantidade razoável.

Não fui eu!

Não é de minha autoria um artigo que foi divulgado com o meu nome afirmando “que Bolsonaro caia logo e não deixem Mourão assumir”. O texto está mal escrito e cheio de palavras chulas. Não acreditem. Eu escrevo para jornais e não para redes sociais, e jamais escreveria mais de 40 linhas.

Publicidade

Eu não acredito em pesquisa de opinião

Um amigo meu que mora em Portugal me disse que Marcelo Rebelo, presidente reeleito no domingo (24), é extremamente popular. Ele chega a caminhar na praia, na rua, conversa com o povo.

Ele até já salvou a vida de uma pessoa que estava se afogando. Isso mostra o quanto ele é uma figura carismática e popular. Essa é uma boa forma de testar a popularidade de um político, frequentar locais que a população frequenta.

Eu digo para fazer isso, porque não acredito em pesquisas de opinião. A grande pesquisa de opinião é a que testa o político em meio ao seu público.

Rebelo, conservador e de centro-direita, foi eleito em primeiro turno com 61% dos votos. A candidata socialista, Ana Gomes, ficou em segundo lugar com 13% dos votos. André Ventura, de extrema-direita, chegou a 12%

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade