• Carregando...
Fuga ocorreu no Estabelecimento Penal Jair Ferreira De Carvalho, em Campo Grande (MS)
Fuga ocorreu no Estabelecimento Penal Jair Ferreira De Carvalho, em Campo Grande (MS)| Foto: Google StreetView

Na mesma época em que transferem 23 detentos de alta periculosidade, incluindo Fernandinho Beira-Mar, do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) para outros presídios federais de segurança máxima, temos duas fugas de um presídio estadual de segurança máxima em Campo Grande (MS). Fugas simples, escalando corda no muro. Em Mossoró resolveram transferir porque agora – e só agora perceberam isso – a reforma está atrapalhando. Também existe um rodízio para não criar focos de comandos nos presídios. É um problema sério, que precisa ser resolvido, mas nunca foi enfrentado como se deve.

Bolsonaro vai a feira agrícola no Rio Grande do Sul 

O ex-presidente Jair Bolsonaro chega nesta terça a Não-Me-Toque (RS), bem quando o Supremo parece querer tocá-lo. Ele desembarca no aeroporto de Passo Fundo às 14 horas e de lá vai para Não-Me-Toque, onde há uma exposição agropecuária internacional, porque a cidade é a capital nacional da agricultura de precisão. Por que “agricultura de precisão”? Não vi em lugar nenhum a definição, mas suponho que tenha relação com o uso de tecnologia, computadores, drones, para medir a quantidade de defensivo, fazer o plantio, a adubação, a colheita, tudo na medida exata. Uma agricultura informatizada, digitalizada e com excelentes resultados, de fazer inveja para o Meio-Oeste americano.

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

Suprema Corte libera Trump para concorrer à Casa Branca

Está aberto o caminho para Donald Trump disputar a eleição de novembro. A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou uma decisão de um tribunal do Colorado que o impedia de disputar a eleição. E essa derrubada vale para o país inteiro; ninguém pode impedir que Trump seja candidato à Casa Branca, a não ser o eleitor. E ele está vindo muito bem nas primárias. Ele teve só agora sua primeira derrota, em Washington DC, ou seja, o distrito federal americano, onde a maioria é democrata mesmo. A ex-embaixadora Nikki Haley ganhou, mas ela tem 43 delegados e Trump já está com 247.

Direita e centro-direita devem ficar na frente em Portugal

Domingo agora temos eleições em Portugal e todas as pesquisas estão mostrando a subida do Chega!, que é a direita pura, e da Aliança Democrática (AD), uma coligação de centro-direita. Os socialistas que governaram Portugal por oito anos agora devem perder, tanto que a eleição foi antecipada porque o chefe de governo, o primeiro-ministro, socialista, foi retirado por corrupção. André Ventura, que é o líder do Chega!, já disse que está disposto a ser primeiro-ministro e governar Portugal.

STF retoma julgamento das drogas, mas Senado já tem a resposta pronta para votação

Na quarta-feira continua o julgamento no STF sobre o porte de drogas, que já está 5 a 1 – falta um voto para a liberação total da maconha. Mas há uma reação forte no Congresso Nacional, especificamente no Senado, onde a CCJ pode votar, no mesmo dia, uma PEC que começou com Rodrigo Pacheco e teve mais de 30 assinaturas, incluindo a do presidente da comissão, Davi Alcolumbre. O relatório do senador Efraim Filho está pronto, dizendo que será crime qualquer posse ou transporte de droga, não importa a quantidade. A PEC cria o inciso LXXX em uma cláusula pétrea, o artigo 5.º – ali não se pode suprimir nem mudar nada, mas pode-se acrescentar. A única ressalva é uma diferença entre o traficante e o usuário: o usuário se torna criminoso, mas recebe penas alternativas, sem cadeia, se for primário; depois, uma lei complementar define os detalhes. Esta é uma resposta do Senado que pode ser dada no mesmo dia do julgamento no STF; mais um alerta ao Supremo feito pelo Poder Legislativo, que é o poder número um, o que tem o poder de fazer leis. O Supremo argumenta que não há lei e que por isso está decidindo, mas se faltou lei foi por vontade do Congresso, que não quis aprovar uma lei sobre esse assunto – e isso já é uma manifestação do poder popular, por meio dos representantes eleitos.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]