• Carregando...
Encontro de Lula com o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy.
Encontro de Lula com o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy.| Foto:

Ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil durante o governo Lula, Antonio Palocci deu depoimento nesta segunda-feira (18) na Polícia Federal em Brasília sobre o caso da compra de 24 aviões caças suecos.

Ele disse que já não estava no governo e que não tem nada a dizer sobre o tema, mas afirmou que houve muita propina no encontro de Lula com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante o acordo de compra de cinco submarinos e cinquenta helicópteros.

Mas o processo sobre a compra dos caças suecos também inclui uma medida provisória que prorrogou benefícios fiscais para a indústria automobilística. Palocci disse que essa medida provisória é “campeã de propina”.

A defesa de Lula argumenta que Palocci não testemunhou coisa alguma, portanto, o depoimento dele não é válido. Já Palocci afirma que conhece várias situações ilícitas. Enfim, é mais um processo que Lula está respondendo como réu.

Visita aos Estados Unidos

Em Washington, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou um decreto eliminando a exigência de visto para cidadãos do Canadá, do Japão, da Austrália e dos Estados Unidos para virem para o Brasil como turista, empresários, investidores, comerciantes, comércio exterior. Tudo para estimular a vinda deles.

A medida não precisou de recíproca, que seria o hábito na política internacional. No caso, o Brasil decidiu isso unilateralmente para estimular, inclusive, a vinda dos interessados em investir no Brasil. Mas para atrair turistas o certo é melhorar a segurança pública e a limpeza das nossas cidades, assim como desenvolver a organização em nossas áreas turísticas.

Em outro decreto, o governo está exigindo ficha limpa como exigência básica para se tornar comissionado, ou seja, entrar em função de confiança sem precisar de concurso. É bom lembrar: o governo está dispensando 21 mil cargos de comissão e, no mínimo, 3.500 cargos não serão preenchidos.

Nova Previdência

Segundo cálculos de especialistas da Câmara, a Reforma da Previdência está com a seguinte pontuação na Comissão de Constituição e Justiça: de 66 integrantes, 38 seriam favoráveis à proposta do Governo. A CCJ é a base para encaminhar a Reforma.

Isso cria um clima de otimismo, que tem influência até na Bolsa Valores. O Ibovespa chegou a passar de 100 mil pontos nesta segunda-feira (18). É uma demonstração de confiança na economia brasileira. No governo caótico de Dilma, a bolsa estava com 43 mil pontos, menos da metade.

Vale dizer: as ações que representam o capital das companhias de capital aberto mais do que duplicaram de valor depois da saída da então da presidente Dilma. Ainda nesse clima, os números sugerem uma boa expectativa para a economia brasileira.

Aviação

Agora a história do Boeing 737 Max. O avião tem na cauda um dispositivo: um software que, no caso de um avião perder sustentação, levanta a cauda para que o nariz aponte para o solo e ele possa recuperar velocidade e, com isso, recuperar sustentação. Parece que os pilotos e o software não se entenderam nesses dois casos de queda desse modelo na Ásia e na África.

Nos Estados Unidos, estão comentando sobre a necessidade de revisar o sistema e de haver uma preparação melhor dos pilotos. Para dar uma segurança maior aos brasileiros: a Gol tem esses aviões, mas todos eles estão no chão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]