Como ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro teve acesso a informações privilegiadas que agora pode usar na recuperação da Odebrecht e da OAS, clientes da empresa que lhe ofereceu emprego.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
CARREGANDO :)

Há uma semelhança muito grande entre os roubos na Caixa Econômica Federal de Araraquara (SP), há uma semana, e no Banco do Brasil de Criciúma (SC), na madrugada da última terça-feira (1º).

O modus operandi é o mesmo: um ataque maciço com muitos bandidos organizados, que obstruem as saídas do Batalhões de Polícia com veículos incendiados. Houve tiroteio entre os assaltantes e a polícia.

Publicidade

Em criciúma, os assaltantes não conseguiram explodir 200 quilos de dinamite e precisaram deixar o que sobrou dentro da agência. Na fuga, parte do dinheiro roubado ficou espalhado pela rua.

Não sei se isso foi para testar a honestidade das pessoas, mas o fato é que quatro homens foram detidos por furto do dinheiro abandonado. Policiais encontraram mais de R$ 810 mil com eles. As cédulas deveriam ter sido entregues às autoridades. É péssimo perceber que tem pessoas que só esperam uma oportunidade para roubar.

Agora é a hora de a polícia dar uma resposta a esse crime. Muita gente acha que esses assaltos a banco são consequência das constantes apreensões recorde de drogas, principalmente pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Rodoviária Estadual do Paraná.

Como a mercadoria lucrativa do crime não está chegando, eles precisam de caixa e cometem os roubos a bancos. É preciso que a lei continue fazendo seu trabalho e punindo quem comete esses crimes.

Vitória do PSDB em SP é mérito de Bruno Covas

O tucanos paulistas afirmam que a vitória de Bruno Covas em São Paulo é mérito dele. Ele conseguiu a reeleição na prefeitura mesmo tendo que carregar o peso de João Doria, que tem muita rejeição na capital paulista. O prefeito foi vice do governador em 2016.

Publicidade

Covas agora pensa em aproveitar o capital político que amealhou nessa eleição para reorganizar o PSDB, que está enfraquecido. O partido continua sendo grande, mas perdeu espaço. Em 2016, ganharam sete prefeituras e em 2020 ficaram somente com três.

Fake news de João Doria

E vejam só essa: antes do primeiro turno, João Doria afirmou que não iria endurecer as medidas de combate à Covid-19 no estado depois das eleições e disse que essa afirmação era uma fake news. Ele ainda repudiou a disseminação de notícias falsas.

Na última segunda-feira (30), o governador anunciou que iria aplicar mais restrições à circulação de pessoas na cidade de São Paulo para combater a disseminação do coronavírus. Ou seja, ele propagou uma fake news lá atrás depois de dizer que repudiava essa ação.

Moro na iniciativa privada

O ex-ministro e juiz Sergio Moro foi contratado como sócio-diretor de uma empresa dos Estados Unidos com atuação no Brasil. Trata-se da consultoria Alvarez & Marsal, que é especializada em recuperação de outras empresas.

Entre seus clientes estão as empreiteiras Odebrecht e OAS — as duas foram investigadas na Operação Lava Jato. São empresas das quais Moro teve informações privilegiadas enquanto era juiz, mas ele nega haver algum conflito de interesse.

Publicidade

Eu acho que era o caso dele não aceitar o emprego se essas empresas são clientes da Alvarez & Marsal. Moro justifica que, sendo consultor da Odebrecht e da OAS, ele irá ajudar que elas façam a “coisa certa”. Eu, no lugar dele, não faria isso.

Como ele aceitou o cargo, provavelmente não irá disputar a corrida presidencial em 2022. Isso era uma preocupação para Jair Bolsonaro e agora será um a menos a trabalhar para a oposição.

Recuperação econômica

A balança comercial teve em novembro um superávit 4,7% maior que o do mesmo período do ano passado. Neste ano o superávit atingiu US$ 51 bilhões, 22% a mais que no ano passado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]