• Carregando...
Pfizer não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais da vacina anticovid e, por isso, a necessidade do termo de responsabilidade citado por Bolsonaro.
Pfizer não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais da vacina anticovid e, por isso, a necessidade do termo de responsabilidade citado por Bolsonaro.| Foto: Victoria Jones / POOL / AFP

O presidente Jair Bolsonaro falou, na terça-feira (15), que quem quiser tomar a vacina da Pfizer contra Covid-19 precisará assinar um termo de responsabilidade. Isso porque o próprio laboratório, no contrato firmado com o governo, não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais causados pelo imunizante.

Essa isenção de responsabilidade não é uma novidade. Isso já aparece em muitas bulas de medicamentos. Até no cigarro há um aviso: “fumar pode causar câncer”. Tanto que pessoas que ficam doentes em decorrência do fumo e tentam processar as empresas de tabaco acabam perdendo porque existe esse aviso prévio.

Em cirurgias esse protocolo também é seguido. O paciente ou a família assinam uma declaração dizendo que sabem dos riscos da cirurgia e assumem a responsabilidade civil por esses riscos.

Essa vacina é fruto de engenharia genética, nós nunca tomamos antes algo assim. Como então o governo federal, a Anvisa, os estados, os municípios, poderão se responsabilizar por efeitos colaterais?

Cumprimentos a Biden

Jair Bolsonaro aprendeu no Exército a hora certa de se fazer as coisas. Por isso, o presidente ainda não havia parabenizado e reconhecido a vitória do democrata Joe Biden. Quem determina a eleição nos Estados Unidos é o colégio eleitoral e o resultado dessa votação só saiu na última segunda-feira (14).

Na noite desta terça, Bolsonaro enviou mensagem cumprimentando Biden e afirmando ter esperança que os americanos continuem sendo a “terra dos livres e o lar dos corajosos”. Ele repetiu uma frase do hino dos EUA.

O presidente do Brasil afirmou ainda: “Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos”.

Já falei que a relação Brasil-EUA está acima de qualquer presidente porque as boas relações são tradicionais. Biden ganhou a eleição com 306 delegados; Donald Trump conseguiu apenas 232.

Tratamento precoce

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) disse na última quarta-feira (9) que não recomenda o tratamento precoce contra o coronavírus com nenhum medicamento, como cloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulantes, ozônio por via retal e dióxido de cloro porque tem efeitos colaterais e não tem comprovação científica.

A SBI então recomenda, na fase inicial da doença, o uso de analgésicos e antitérmicos caso a pessoa sinta dor ou febre. O Ministério Público Federal de Goiás pediu explicações sobre isso, afirmando que o órgão de infectologia pode ter algum conflito de interesses com farmacêuticas.

Em ofício, o MPF de Goiás pede que sejam apresentados documentos e estudos clínicos que embasem a não recomendação do tratamento precoce. O prazo é de cinco dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]